Com a sua ajuda poderemos adquirir uma Unidade Móvel de Saúde e continuar a apoiar os 2500 utentes do projecto Porto Escondido. Estamos quase a conseguir!

Tendo a campanha iniciado em Dezembro de 2019 com o movimento Giving Tuesday (que pretende juntar milhões de pessoas, num só dia, sensibilizando-os para a importância de doarem), conseguimos até ao momento, angariar cerca de metade da verba necessária.

 

O seu donativo vai ajudar as pessoas vulneráveis a ter acesso a cuidados de saúde no Grande Porto.

 

Juntos ajudamos quem mais precisa!

 

   

Giving Tuesday

Ajude-nos a ajudar!

São muitos quilómetros de dedicação e serviço ao próximo, garantindo a sua dignidade, bem como o acesso igualitário e gratuito a cuidados de saúde primários, os quais não podem ser descontinuados. Para tal, precisamos de si! Ajude-nos a adquirir uma Unidade Móvel de Saúde devidamente equipada e junte-se a nós na luta contra todas as doenças, até mesmo a injustiça. 

Clique aqui e ajude!

O que é que faz o projecto Porto Escondido?

O projecto Porto Escondido dá respostas a várias necessidades de saúde e sociais das pessoas que encontra na rua. Para além da promoção da saúde, da detecção precoce e prevenção do VIH/SIDA e infecções sexualmente transmissíveis, a equipa possibilita a prestação de cuidados de saúde primários, consultas psicossociais e o encaminhamento dos utentes para as várias estruturas de suporte. Todos estes serviços são prestados na Unidade Móvel de Saúde, permitindo-nos ir ao encontro de quem mais precisa, daí a sua importância.

Porque é que precisamos de uma nova Unidade Móvel de Saúde?

A Unidade Móvel de Saúde que a Médicos do Mundo utiliza já tem 19 anos e, devido ao desgaste dos últimos 10 anos ao serviço do projecto "Porto Escondido", a carrinha encontra-se no fim da sua vida útil, tendo várias avarias registadas que não só colocam em risco a equipa que nela se desloca, como compromete a ajuda que a Médicos do Mundo dá aos seus utentes, os quais precisam, diariamente, dos nossos apoios. Estamos a falar de uma média de 2500 beneficiários por ano.

Mais sobre o Giving Tuesday:

Logotipo_GivingTuesday_versaoB_RGB.png

Comemorado intencionalmente na primeira 3ªfeira após o Black Friday e alimentado pelo poder das redes sociais e da colaboração, o GivingTuesday inspira milhões de pessoas em todo o mundo a dar a cara e a retribuir às causas e problemas que são importantes para cada um.

O objectivo é criar uma onda massiva de generosidade que dure para além do dia do GivingTuesday e que atinja todas as pessoas do planeta, sob o mote Dar para Mudar.

O GivingTuesday começou em 2012, nos Estados Unidos da América. Foi cofundado pelas Nações Unidas e pela 92StreetY. Hoje,  é uma Organização autónoma,  com o Leadership Support da Fundação Bill & Melinda Gates. Desde sempre que este é um dia para toda a gente, que em qualquer lugar, pode doar e retribuir.

Com o passar dos anos, tornou-se no maior movimento mundial de solidariedade , sendo hoje uma comunidade de milhões que luta em conjunto para um mundo mais generoso.

Actualmente, este movimento está presente oficialmente em mais de 70 países por todo o mundo, incluindo EUA, Canadá, Rússia, Alemanha, Espanha, Singapura, Austrália e Brasil. Há actividades em mais de 150 países.

Em 2019 o Giving Tuesday chegou a Portugal no dia 3 de dezembro e este ano será no dia 1 de dezembro.

#GIVINGTUESDAYPT
#DAPARAMUDAR
Giving Tuesday
Sara Moinhos

O testemunho de um beneficiário

Todos os dias há um Porto que se ofusca pelas luzes turísticas da cidade. Que esconde ruas estreitas, por vezes sombrias, que servem de palco às histórias de quem por lá vive. É o Porto que poucos conhecem e que neste Giving Tuesday tentamos ajudar. “É importante ter estas caras conhecidas perto de nós, que falam connosco, que nos ouvem e que nos apoiam em tudo quanto podem” – Carlos Moreno, beneficiário do projecto Porto Escondido

Veja o testemunho de um dos beneficiários
Giving Tuesday

O testemunho da Mafalda

Mafalda Paquete tem 21 anos, é estudante de medicina e voluntária da Médicos do Mundo. Faz parte da equipa de rua do projecto Porto Escondido e dá, todos os dias, um pouco de si a quem encontra na rua. Esta ajuda só é possível graças a uma Unidade Móvel de Saúde, a qual precisa de ser substituída para podermos continuar a nossa missão junto de quem mais precisa. “Eu gosto de pensar que a nossa Unidade Móvel representa, para tantas pessoas, um porto de abrigo. Para além disso, este é o nosso escritório. O nosso gabinete. É lá que a Equipa Técnica de Rua trabalha todos os dias. Inevitavelmente, as condições em que trabalhamos afectam diretamente o serviço que prestamos. Para além de devidamente equipada e identificada, este deve ser um local confortável e seguro para todos os que nele trabalham e principalmente para todos os que a ele recorrem. “ – Mafalda Paquete, voluntária da Médicos do Mundo

Veja o testemunho de uma das nossas voluntárias
Giving Tuesday

O testemunho da Mariana

O projecto Porto Escondido tem um impacto diário na população vulnerável da cidade do Porto, apoiando pessoas que se encontram em exclusão social. Assim, não nos limitamos a ajudar indivíduos que nos procurem como também percorremos as ruas da cidade em busca de pessoas isoladas, que mais improvavelmente recorreriam a uma unidade de saúde. E é isso que diferencia a Equipa Técnica de Rua, vamos à procura dos problemas e tentamos de tudo para os resolver, acabando por criar uma ligação forte com a maioria dos utentes. 

Veja o testemunho