A Organização Mundial de Saúde estima que existam 300 milhões de pessoas a sofrer de depressão em todo o mundo, 500 mil das quais em Portugal. O nosso país é já o segundo da Europa a consumir mais psicofármacos. A Médicos do Mundo juntou-se aos seus beneficiários de modo a alertar para a importância da Saúde Mental, das demências mentais e das principais formas de prevenção.

Nos dias 9 e 10 de Outubro, os projectos Porto Escondido e Terceira (C)Idade assinalaram o Dia Mundial da Saúde Mental, no Porto, de modo a alertar para a existência de perturbações mentais, formas de prevenção e importância da Saúde Mental para o bem-estar das pessoas.

Para sensibilizar os seniores do projecto Terceira (C)Idade, a Médicos do Mundo distribuiu algumas das orientações da Direcção Geral de Saúde sobre o tema, apelando a que os beneficiários reflectissem sobre as mesmas. Nesta sessão, a equipa realçou a importância da empatia e proximidade entre todos, a criação de laços fortes e coesos, com base na confiança, aproveitando também para reforçar que os idosos podem e devem procurar ajuda de profissionais de saúde específicos quando e se tiverem alguma situação difícil de ultrapassar no seu quotidiano. 

Por outro lado, a equipa do Porto Escondido juntou-se aos seus beneficiários e distribuiu flyers com boas práticas para a promoção da sua Saúde Mental. Paralelamente, foi desenvolvida uma actividade interactiva com os utentes, apelando à reflexão acerca do desfasamento entre uma sociedade altamente competitiva, que promove o sucesso fácil e imediato, e as consequências e impacto que estes padrões têm na vida de cada um ao nível da saúde.

Este é um tema que se mostra particularmente importante numa altura em que a Organização Mundial de Saúde estima a existência de 300 milhões de pessoas a sofrer de depressão em todo o mundo, 300 mil das quais em Portugal, e que os distúrbios mentais se apresentam como uma das principais doenças incapacitantes do século XXI. Portugal é já o segundo país da Europa que apresenta maior consumo de psicofármacos, justificando-se assim a necessidade e urgência em abordar e trabalhar o tema junto das populações. 

Porto

 

A Médicos do Mundo acredita que a Saúde Mental faz parte do conceito holístico da saúde e que devem ser procurados profissionais de saúde especializados em caso de necessidade, derrubando-se o estigma inerentes a todas as perturbações mentais.