A Médicos do Mundo enviou uma carta aos partidos políticos que se apresentam às eleições legislativas de dia 30 de Janeiro, com questões sobre saúde e alterações climáticas.

À semelhança do que aconteceu nas últimas eleições presidenciais com todos os candidatos, a Médicos do Mundo (MdM) está a desafiar os partidos políticos que participam na eleição à Assembleia da República, a clarificarem a sua posição quanto a temas de grande relevo para o futuro do país. 

Com este objectivo, a MdM enviou a todas as forças partidárias uma carta com um conjunto de questões sobre saúde e alterações climáticas. As respostas à missiva serão posteriormente divulgadas junto dos associados e parceiros e através do site e redes sociais da organização. 

Na área da saúde, a MdM quer saber o que pensam os partidos sobre o Serviço Nacional de Saúde, o papel dos sectores privado e social na satisfação das necessidades de saúde dos portugueses e as medidas necessárias para que possam desempenhar esta função. 

Pretende-se ainda conhecer as medidas prioritárias de cada programa para garantir o acesso à saúde de todos os cidadãos e as propostas para melhorar a cobertura vacinal contra a COVID-19, nos países africanos. 

Já no capítulo das alterações climáticas, a MdM quer conhecer o posicionamento de cada partido e as principais medidas para combater estes fenómenos. 

Recorde-se que, para além desta iniciativa, a MdM, enquanto associada da Plataforma Portuguesa das Organizações Não-Governamentais para o Desenvolvimento (ONGD), assinou um manifesto que alerta as forças partidárias para a necessidade de reforçar a política de cooperação portuguesa.

Clique no link abaixo para ler a carta na íntegra:

 

 

 

Voltar Homepage