A Médicos do Mundo proporcionou mais uma manhã de sorrisos, abraços e carinho na Freguesia do Beato. O Grupo de Voluntariado Sénior (GVS) da Médicos do Mundo confortou o coração de seis beneficiárias do Viver Saudável, ao visitá-las no domicílio para as surpreender com as Janeiras.

 

MdM


Esta iniciativa, que se tem realizado todos os anos, foi proporcionada na manhã do dia 11 de Janeiro, por um grupo de 6 beneficiárias da Médicos do Mundo, acompanhadas por uma técnica da equipa. “Com esta actividade pretende-se combater o isolamento social dos utentes mais dependentes que têm dificuldade em sair do seu domicílio e, por outro lado, permite que idosos mais independentes tenham um papel mais activo ao nível da sua comunidade”, refere a fisioterapeuta Ana Margarida Nunes, da equipa técnica da Médicos do Mundo.

MdM

 

As Janeiras ou Cantar as Janeiras é uma tradição em Portugal que consiste na reunião de grupos, homens e mulheres, que se passeiam pelas ruas no início do ano, cantando de porta em porta e desejando às pessoas um feliz ano novo. Para muitos dos beneficiários esta também foi uma oportunidade de reviverem as tradições da terra natal “ Vivo em Lisboa e sou natural da zona da Guarda, cantar as Janeiras é uma tradição bem presente na minha memória. Hoje não quisemos apenas desejar um bom ano a estas pessoas, é também uma oportunidade de visitarmos e acarinharmos estes nossos vizinhos que estão mais vulneráveis”, explica a beneficiária Josefina Silva.

 

Médicos do Mundo

 

O sentimento de missão cumprida foi sentido por todos e os votos de um 2019 repleto de saúde e amor marcam este dia.