O projecto TCI=F celebrou o Dia Mundial da Diabetes com acções sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.

A propósito do Dia Mundial da Diabetes, que se assinalou a 14 de Novembro, o Terceira (C)Idade = Felicidade (TCI=F), enquanto projecto promotor da saúde, realizou, ao longo de um mês, várias acções sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença. A iniciativa partiu de um desafio lançado pela Câmara Municipal do Porto, através do Conselho Local de Acção Social do Porto (CLASP), no âmbito do Porto sem Diabetes

A equipa do TCI=F abordou a temática junto dos beneficiários, procurando alertar para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, como formas de diminuir o número de casos, atrasar o aparecimento da doença e reduzir complicações de saúde nas pessoas que já têm diabetes.  

TCI DMDiabetes_2021_1

 

Os idosos foram convidados a descobrir mais sobre a doença, formas de prevenção ou como controlar a mesma e os factores de risco. Com esse objectivo, foi aplicado o inquérito FINDRISC® - Finnish Diabetes Risk Score, uma ferramenta que possibilita os utentes conhecerem o seu risco de desenvolvimento de diabetes tipo 2 a 10 anos. Constituído por oito questões simples, este inquérito permite, não só o cálculo do risco individual, bem como saber os factores e hábitos que ainda vão a tempo de modificar, para reduzir ou manter o risco baixo. 

Além da aplicação do inquérito, a equipa do TCI=F entregou alguns flyers facilitadores da capacitação para um estilo de vida saudável, relativo à adopção de hábitos alimentares saudáveis - por exemplo, o consumo diário e adequado de frutas e hortícolas, a ingestão regular de água ao longo do dia e a leitura atenta dos rótulos alimentares – e à prática diária e regular de actividade física, ajustada à idade e condição individual.   

TCI DMDiabetes_2021_2

 

A diabetes é a mais comum das doenças não transmissíveis com elevada prevalência e incidência crescente. Atinge cerca de 415 milhões de pessoas em todo o mundo e, em 2040, estima-se que esse número aumente para 642 milhões. Portugal está entre os países europeus com uma das mais elevadas taxas de prevalência, estimada em 13,3% da população entre os 20 e 79 anos, o que corresponde a um milhão de pessoas, segundo dados do Observatório Nacional da Diabetes.

O TCI=F é um projecto de intervenção com a população idosa do concelho do Porto, através da promoção da saúde e de práticas artísticas, como forma de inclusão e diminuição do isolamento, com vista a uma vida activa e saudável, numa lógica de promoção do envelhecimento activo e bem-sucedido. 

A adopção de um estilo de vida saudável permite promover a saúde e prevenir a doença.
Por isso, o TCI=F pretende que os beneficiários possam ser agentes activos da sua própria saúde e implementar alguns hábitos mais saudáveis no do seu dia-a-dia. 

 

Voltar Homepage