Dança, música, poesia e teatro fazem parte da actuação do grupo “De mão dada”, criado no projecto VIVA da Médicos do Mundo. A sua estreia aconteceu em Novembro, com uma actuação no Centro de Dia “Leões de Portugal”. 


A ideia de criar a performance "Recordar é Viver" surgiu há cerca de nove meses e, desde então, o grupo “De mão dada”, constituído por 15 seniores do projecto VIVA, da Médicos do Mundo, tem ensaiado todas as semanas sob supervisão do dinamizador do atelier de expressão artística, Paulo Silva. “Os grandes objectivos são a estimulação cognitiva destas pessoas, fomentar a auto estima, o sentimento de pertença de grupo e tirá-los da zona de conforto ao exporem-se perante o outro. Trata-se de um momento de partilha, em que através do canto, poesia e teatro transmitem as suas emoções e dão a conhecer um pouco da sua história de vida e raízes”, refere.

Mão Dada


O Centro de Dia “Leões de Portugal”, que dinamiza actividades para a ocupação dos tempos livres e promove acções sociais de forma a colmatar a solidão dos seus utentes acolheu, no dia 28 de Novembro, a primeira actuação ao vivo do grupo “De mão dada”. No público estiveram presentes utentes do Centro de Dia, jovens do Centro de Artes e Formações (CAF) e utentes do Paço do Lumiar. “A sala está cheia para receber este grupo. Estamos muito entusiasmados e acredito que será um momento muito especial para todos os presentes”, refere Catarina Correia, animadora sociocultural do Centro de Dia Leões de Portugal.


A possibilidade de apresentar esta performance surgiu através de um dos utentes do VIVA, Bento Durão, que também integra o grupo “De mão dada”. “Eu tenho por hábito vir declamar poesia aos Leões de Portugal acompanhado do Professor Branquinho e surgiu a ideia de trazer o nosso espectáculo aqui. Eles gostaram da ideia e aceitaram. Agora veremos se corre bem”, acrescenta.

 

Ao longo de 60 minutos foi possível assistir a dança, canto, poesia, teatro e retalhos de vidas. O grupo “De mão dada” presenteou o público com momentos de partilha tão especiais que a emoção fez-se sentir entre os presentes. O objectivo de “promover uma ligação entre as pessoas e fazê-las sair da sua zona de conforto e vir a outros locais e criar novos laços”, foi concretizado segundo Rita Mendes, Técnica de Serviço Social na Médicos do Mundo.


O sucesso desta performance fez nascer a vontade de replicar este espectáculo a mais sítios e, quem sabe, a mais utentes. Agora, é altura de continuar os ensaios e preparar a próxima apresentação do grupo “De mão dada”.


Sobre o Projecto VIVA:


O VIVA é um projecto que combate o isolamento social e promove o envelhecimento activo.
Sediado nas Olaias, mais concretamente no Bairro da Picheleira, o projecto VIVA ensina os idosos a envelhecer com qualidade de vida, incitando a participação em actividades de grupo, que estimulam a socialização e contribuem para a cidadania em saúde.
A par das oficinas temáticas que permitem a interacção entre idosos, o projecto VIVA possibilita ainda o acesso a cuidados primários de saúde, a sessões de fisioterapia, medicinas alternativas e o aumento dos conhecimentos em saúde, entre a população sénior abrangida.
 

"