Em 2020, quando entregar a declaração de IRS, referente aos rendimentos de 2019, lembre-se que pode consignar 0,5% deste valor, de forma simples e gratuita, para a Médicos do Mundo. 

0,5% do seu IRS ajuda-nos a desenhar um mundo melhor para todas as populações vulneráveis que, de uma ou de outra forma, não têm acesso a cuidados de saúde. 

Os artistas urbanos Alex Senna, Aka Corleone, Vanessa Teodoro e Vhils já se juntaram à Médicos do Mundo para, através de obras da sua autoria, ajudarem a “desenhar um mundo melhor”.

A obra de Aka Corleone pode ser visitada entre a estação de comboio do Cais do Sodré e Santos e a de Vanessa Teodoro, entre as estações de comboio/fluvial do Cais do Sodré, em Lisboa, espaços cedidos pela Infraestruturas de Portugal, com o apoio do Departamento de Património Cultural, Galeria de Arte Urbana da Câmara Municipal de Lisboa. 

Ajudar a Médicos do Mundo a “desenhar um mundo melhor”, através da consignação de 0,5% do IRS, não tem qualquer custo e faz toda a diferença no apoio a quem mais precisa. Ao preencher a sua declaração de IRS, no rosto, assinale no quadro 11, campo 1101, a opção “Instituições particulares de solidariedade social ou pessoas colectivas de utilidade pública” e introduza o NIF 504 568 566, correspondente à Médicos do Mundo. 

Para apoiar a nossa missão, basta aceder ao site da Autoridade Tributária e Aduaneira e escolher a entidade a consignar. É fácil e sem custos!

Em 2019, a consignação de 0,5% do IRS permitiu-nos apoiar mais de 10.000 pessoas, através de 15 projectos em Portugal, sediados em Lisboa, Porto, Évora, Barcelos e em Moçambique, Beira e Ndeja. 

Em 2020 ao consignar 0,5% do IRS oferecemos-lhe a oportunidade de ajudar a Médicos do Mundo a prestar mais cuidados de saúde gratuitos nos projectos activos em Portugal assim como em Moçambique, onde a Médicos do Mundo se encontra desde há 1 ano a prestar apoio médico junto dos sobreviventes do Ciclone Idai.

Ajude-nos a continuar junto de quem mais precisa.

Ajude-nos a desenhar um mundo melhor. Consigne 0,5% do seu IRS!

 

 

 

 

 

 

Testemunho - D. Maria da Luz - Beneficiária da Médicos do Mundo

Conheci a Médicos do Mundo há muito tempo, no primeiro escritório nas Olaias. Foi há quase 20 anos. Dava-me muito bem com a enfermeira que lá estava na altura e a partir daí comecei a conhecer a organização e a sua missão. Depois, quando foram para a igreja comecei a frequentar as actividades destinadas ao combate ao isolamento dos idosos mais vulneráveis.
Hoje em dia recebo apoio domiciliário através do projecto Viver Saudável. A equipa vai lá a casa duas vezes por semana. Eu sei que elas têm um tempo limitado porque têm muitas pessoas para ajudar. Na verdade, há muita gente a precisar! Se a Médicos do Mundo tivesse mais colaboradores, conseguiriam ajudar mais, durante mais tempo. Isso seria muito bom! 

Eu já tenho algumas dificuldades a andar. No outro dia quis limpar o chão da cozinha e tive de o fazer sentada numa cadeira com umas rodinhas. Mas custa-me ver as coisas por fazer, por isso também tive de pedir ajuda. 

É a equipa da Médicos do Mundo que me ajuda com a minha casa, a nível de higiene habitacional, que me ajuda a medir a tensão, ajuda com a minha higiene pessoal, tratamento de roupas e a ver se está tudo bem com os medicamentos. Outros dias fazem-me companhia e ouvem-me. É um apoio importante. É assim que a Médicos do Mundo me ajuda a viver num mundo melhor, aliás, eles desenham um mundo melhor.