A Médicos do Mundo tem vindo a esmiuçar o diagnóstico de necessidades e a desenvolver algumas respostas que pretendem mitigar os riscos que as pessoas mais velhas, em situação de fragilidade e vulnerabilidade, estão sujeitas, e por outro lado, a procurar criar e melhorar as condições de vida dessas pessoas e aos seus cuidadores.
Desta forma, desenvolvemos um projeto de proximidade – Ramalde Cuida, com uma forte componente de intervenção na área da reabilitação ao domicílio, nesta freguesia.
Este surge como uma resposta, que aspira a ser inovadora a nível do município do Porto, que atenda às necessidades identificadas pela Rede de Parceiros, numa lógica de complementaridade.
Pressupõe um profissional da área da reabilitação, que intervém com os residentes de Ramalde, com o intuito de contribuir para a promoção da saúde e da reabilitação em contexto domiciliário.
Contempla também um Banco de Produtos de Apoio, cujo objetivo passa por disponibilizar materiais/ equipamentos (cadeiras de rodas, camas articuladas, bengalas, bancos de banho, cadeira sanitária, entre outros) de forma gratuita, temporária e em rede, através da cedência e devolução, garantindo-se sustentabilidade. É um instrumento de utilidade pública; uma vez que permite facilitar o acesso a dispositivos e apoiar vários beneficiários, promovendo a autonomia e qualidade de vida e melhorando as condições inerentes ao processo de cuidar.
Em suma, com este projeto – Ramalde Cuida – pretendemos contribuir para uma política global, integrada e transversal, através do acompanhamento/ monitorização da saúde dos beneficiários, da promoção de práticas de reabilitação, da atribuição de forma gratuita e universal de produtos de apoio, realização de adaptações domiciliárias e promoção da literacia em saúde das pessoas adultas mais velhas e dos seus cuidadores/ parceiros de cuidados. Em última instância, importa reforçar que temos a pretensão de contribuir para o ageing in place, ou seja, que os beneficiários possam continuar a viver em suas casas e integrados na sua comunidade e para a capacitação e o empoderamento destes, para que sejam agentes ativos e promotores do autocuidado e da mudança comportamental.
Acreditamos que viver e envelhecer em casa e na comunidade deverá ser uma alternativa à institucionalização e traz consigo benefícios irrevogáveis.
Público-Alvo
Diretos:
1) Pessoas com idade igual ou superior a 65 anos de idade, de ambos os géneros, em situação de isolamento e/ou vulnerabilidade social, com ou sem diagnóstico de patologia;
2) Pessoas com idade igual ou superior a 55 anos de idade, de ambos os géneros, numa lógica de prevenção primária, com o intuito de promover uma atitude mais positiva e saudável face ao envelhecimento.
Indiretos: cuidadores de pessoas dependentes e/ou com algum grau de incapacidade.
Objetivo Geral
Em 12 meses, pretende-se contribuir para melhorar a autonomia, o bem-estar e a qualidade de vida de 20 pessoas adultas mais velhas e seus parceiros de cuidados, na freguesia de Ramalde.
Parceiros da Médicos do Mundo
Junta de Freguesia de Ramalde
Partner website
Associação Compassio
Partner website
Alberto Oculista
Partner website
Rede Social do Porto – Unidade Operacional de Intervenção com a População Sénior e seus Cuidadores
Partner website
Associação Coração Amarelo
Partner website
GAS PORTO - Grupo de Ação Social do Porto
Partner websitePrograma Integrado de Policiamento de Proximidade (PIPP)
Partner website
VOU – Associação de Voluntariado Universitário
Partner website
Helpphone
Partner website
Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto
A Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto (FMDUP) é um estabelecimento de Ensino Superior da Universidade do Porto dedicada ao ensino da Medicina Dentária. A FMDUP ministra o Mestrado Integrado em Medicina Dentária como também ministra Pós Graduações, Mestrados e Doutoramentos.
Partner website