De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE) o envelhecimento demográfico é uma realidade mundial. Portugal é o quinto país mais envelhecido do mundo e o quarto país europeu com maior proporção de idosos, tendo-se atingido o valor de 165 idosos por cada 100 jovens em 2020, comparativamente a 2001 que era de 115 idosos por cada 100 jovens (INE, 2021). Desta forma, aumentam as preocupações quanto ao "saber envelhecer com qualidade de vida", surgindo associado o conceito de "envelhecimento activo”, não como um conceito específico das pessoas com idade igual ou superior a 65 anos de idade, mas como um processo ao longo da vida. Neste sentido, e partilhando das principais preocupações do município (in Plano Intervenção para a área do Envelhecimento da Rede Social de Lisboa), a Médicos do Mundo intervém junto à população idosa segundo os pressupostos teóricos e directrizes europeias, nacionais e municipais sobre a área do envelhecimento activo e saudável, e melhoria da qualidade de vida, assegurando os direitos e deveres da pessoa idosa.

Público-Alvo

Pessoas com idade igual ou superior a 55 anos, residente no Bairro da Picheleira e arredores – Bairro Carlos Botelho, Bairro João Nascimento Costa, Bairro Quinta do Lavrado, Bairro Belo Horizonte e Bairro das Olaias.

Objectivo Geral

Promover a melhoria da qualidade de vida e um envelhecimento activo e saudável da população idosa residente no bairro da Picheleira e bairros limitiformes.

Parceiros da Médicos do Mundo

Café Marinho

Clube Intercultural Europeu

Partner website

Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal

Associação de Moradores Viver Melhor no Beato

Junta de Freguesia da Penha de França

Partner website

Vitória Clube de Lisboa

PSP - 12ª Esquadra

Partner website

Paróquia do Espírito Santo

Junta de Freguesia do Beato

Partner website

Instituto da Segurança Social

Partner website

Centro de Saúde de S. João

Agrupamento de Escolas das Olaias - 2,3 das Olaias

Santa Casa da Misericórdia de Lisboa

Partner website