O Prémio Internacional de Fotografia Humanitária Luis Valtueña está de volta e pretende premiar um fotógrafo profissional que, através das suas imagens, denuncie ou testemunhe iniquidades, injustiças e abusos aos Direitos Humanos. 

O fotógrafo vencedor receberá uma bolsa de 6.000 euros (valor bruto - a retenção correspondente será aplicada dependendo da nacionalidade e da situação da pessoa) para elaborar um relatório detalhado, composto por pelo menos 50 fotografias e quantas peças de vídeo e / ou áudio que considere pertinentes, em algumas linhas de trabalho da Médicos do Mundo, podendo este ser realizado em qualquer um dos países em que a organização desenvolve programas de ação humanitária e / ou cooperação para o desenvolvimento.


As candidaturas estão abertas até ao dia 8 de Novembro e os interessados podem inscrever-se, respeitando o seguinte regulamento: https://www.medicosdelmundo.es/premioluisvaltuena/?page_id=35&lang=en

Breve história sobre o Prémio Internacional de Fotografia Humanitária Luis Valtueña


O Prémio Internacional de Fotografia Humanitária Luis Valtueña tem vindo a realizar-se anualmente desde 1998, em memória de quatro colaboradores assassinados, no Ruanda em 1997 e na Bósnia em 1995, enquanto trabalhavam em projectos de acção humanitária: Flors Sirera, Manuel Madrazo, Mercedes Navarro e Luis Valtueña. Este último, fotógrafo de profissão, que dá o nome a este prémio, trabalhou em Espanha como repórter da Agência Cover. 


Depois de uma trajectória de vinte e duas edições, o concurso e as exposições em torno deste prémio consolidaram-se como uma referência no que toca a fotografia humanitária, denunciando várias violações dos Direitos Humanos.


Queremos continuar o trabalho de todas as pessoas que, tal como Mercedes, Flors, Manuel e Luis, contribuem para a construção de um Mundo mais justo. O humanitarismo, o compromisso e a solidariedade exercidos por estes nossos companheiros são os valores que constituem a essência deste evento.