No passado dia 2 de Novembro, sete voluntários da Missão Esperança, em Castanheira de Pera, plantaram 45 sobreiros na região para assinalar o aniversário de Joana Canas. A ideia de presentear a natureza com estas árvores foi a forma que a aniversariante encontrou de travar o consumismo e fazer algo pela natureza.

 

Voluntariado
Frederico Correia

 

Natureza e animais são as grandes paixões desta jovem que, desde tenra idade, se dedica ao voluntariado. Apesar da carreira militar roubar algum tempo, nunca foi um travão para ajudar causas nobres. “Desde os 18 anos que me dedico ao voluntariado. Fiz voluntariado no Centro de Recuperação do Lobo Ibérico, na Malveira e, apesar de hoje viver em Lisboa continuo, no tempo livre, a fazer voluntariado na Quinta Pedagógica dos Olivais”, sublinha.

Em Maio deste ano Joana Canas celebrou o seu 37º aniversário e decidiu que iria fazer algo diferente. Não quis prendas por considerar que vivemos numa era de grande consumismo e decidiu que seria ela a presentear a natureza. “Contactei um casal amigo que reside na zona de Castanheira de Pera, a Andreia e o Frederico, e expliquei que gostaria de plantar umas árvores. Foram eles que sugeriram a acção através da Missão Esperança, da Médicos do Mundo, e combinámos os pormenores”, revela.

Voluntariado

 

O seu objectivo não eram árvores de fruto mas sim sobreiros e por isso a acção aconteceu no mês de Novembro, altura mais propícia para a plantação destas árvores.


O relógio marcava as 09h30 quando sete voluntários (incluindo Joana e o marido) da Missão Esperança foram para o terreno, no dia 2 de Novembro.

“A Maria e o António Pedro responsáveis pela Missão Esperança, da Médicos do Mundo, acompanharam a acção, ajudaram e explicaram que os sobreiros tinham de ser plantados num local longe de cabos eléctricos e a determinada distância da estrada… e o truque para absorverem mais água seria “amachucar” a raiz para esta abrir mais.”, explica.

Voluntariado

 

A acção durou cerca de três horas e no final ainda houve oportunidade de conhecer a região que foi fustigada pelo fogo no ano passado. Joana Canas carrega com ela o sentimento de dever cumprido e espera, ansiosamente, que os sobreiros resistam às intempéries e sobrevivam para dar uma nova vida à região.
Graças ao altruísmo e boa vontade de todos os voluntários, particulares e corporativos, tem sido possível devolver Esperança a esta Missão da Médicos do Mundo, em Castanheira de Pera. A todos o nosso muito obrigado! Inscrevam-se!