Nos últimos 10 anos, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) sinalizou 120 vítimas de Tráfico de Seres Humanos, a maioria das quais mulheres e crianças, exploradas para fins laborais e/ou sexuais. A Médicos do Mundo incentiva à denúncia, alertando os beneficiários e a comunidade em geral.

No passado dia 18 de Outubro, assinalou-se o Dia Internacional de Combate ao Tráfico de Seres Humanos e o projecto Porto Escondido, da Médicos do Mundo, aproveitou a efeméride para sair para as ruas e sensibilizar os beneficiários e a comunidade geral para a gravidade e dimensão deste crime, incentivando à denúncia. Assim, e sob o mote “Tráfico de Seres Humanos, Não se limite a assistir, denuncie!”, a equipa de rua distribuiu flyers pelo distrito do Porto, nos quais se apresentam diversos sinais de alerta para identificação de potenciais vítimas de tráfico, tais como: isolamento, medo, tristeza, ansiedade, sinais de agressão, incapacidade ou dificuldade em comunicar em português.

MdM

 

Portugal é um dos países com maiores índices de Tráfico de Seres Humanos para efeitos laborais, sendo a angolana a nacionalidade mais expressiva. Em mais de metade das situações, Portugal é utilizado como país de trânsito. Grande parte das vítimas são mulheres e crianças, submetidas a situações de exploração laboral e exploração sexual.

Médicos do Mundo

 

Os conflitos armados estão a levar a um aumento exponencial do número de pessoas deslocadas, requerentes de asilo, refugiadas e migrantes, o que, consequentemente, provoca uma multiplicação dos casos de Tráfico de Seres Humanos e exploração, por parte de redes que se aproveitam da extrema vulnerabilidade destas pessoas, tornando ainda mais emergente despertar a consciência da sociedade portuguesa para este flagelo.


Já sabe, se vir sinais de alerta, denuncie. 


- Apresente queixa/denuncia na polícia (PSP, GNR, SEF ou PJ);
- ou contacte a Linha de Emergência Social (LNES) nº144;
- ou contacte o nº 112 


Linha SOS Imigrante: LINHA DE APOIO A MIGRANTES


808 257 257 
21 810 61 91 


Contactos institucionais da Unidade Anti-Tráfico de Pessoas

Contactos institucionais da Unidade para efeitos de:
- Denúncia 
- Pedidos de informação e de colaboração 
E-mail: dcinv.unidadeantitrafico@sef.pt
Móvel 24h: +351 96 424 42 81
Fixo: +351 21 318 99 00 / 21 318 99 82
Fax: 21 353 44 89