Entre os dias 17 e 24 de Maio, a Médicos do Mundo e várias outras organizações em Portugal juntam-se ao resto da Europa para participar na Semana Europeia do Teste da Primavera VIH-Hepatites, cujo objectivo é aumentar os esforços de testar e promover a sensibilização dos benefícios dos testes VIH e hepatites e encorajar mais pessoas a tomarem consciência do seu estatuto serológico para a infecção pelo VIH e hepatite B e C. Os testes são gratuitos, rápidos e anónimos.

O lema da Semana Europeia do Teste continua a ser Testar. Tratar. Prevenir. com o objectivo de aumentar o diálogo positivo entre aqueles que devem ser testados para o VIH e hepatites e aqueles que oferecem testes. É importante que as pessoas em risco de contrair VIH e/ou hepatites conheçam seu estatuto serológico o mais rápido possível e isso só é possível fazendo o teste. Actualmente, com um tratamento adequado é possível curar a infecção pela hepatite C. De igual modo, através de um tratamento precoce e eficaz para a infeção pelo VIH, é possível atingir carga viral indetectável, tornando assim o vírus intransmissível.

Onde é que posso fazer o teste?

Existem vários locais onde se podem fazer os testes do VIH e Hepatites.

Semana Europeia do Teste

 

Contactos:

Unidade Móvel de Consumo Vigiado (Lisboa) - 933 937 188

Porto Escondido (Porto) – 939 509 680

Centro Fixo de Rastreio (Porto)  - 962 004 075

A situação na Europa


Quantas pessoas vivem com VIH em toda a Europa?
•    Em 2017, estima-se que 1.7 milhões viviam com VIH na Região Europeia da OMS
o    654,425 encontram-se na UE e no Espaço Económico Europeu (UE/EEE)
o    519,955 na região que não pertence à UE/EEE
•    Pelo menos uma em cada cinco pessoas que vive com VIH desconhece o seu estatuto serológico.

Quantas pessoas vivem com hepatite em toda a Europa?
•    Em 2017, estima-se que 15 milhões de pessoas viviam com hepatite B e 14 milhões com hepatite na Região Europeia da OMS.
•    Juntas, as hepatites B e C causam mais de 160,000 mortes por ano na Região Europeia da OMS e são a causa mais comum de cirrose e cancro do fígado.