A Médicos do Mundo volta a juntar-se à campanha “Support. Don’t Punish”, pela defesa de políticas de drogas assentes na saúde pública e nos direitos humanos, através de actividades promovidas pelo projecto SER - Saúde em Equipa de Rua.

A Médicos do Mundo (MdM) volta este ano a juntar-se à campanha global “Support. Don’t Punish” (em português, “Apoie. Não Puna”) de apoio à Redução de Riscos e Minimização de Danos (RRMD) e a políticas de drogas que priorizem a saúde pública e os direitos humanos.

Neste contexto, o projecto SER - Saúde em Equipa de Rua - que apoia pessoas que utilizam drogas, entre outras populações, no concelho de Barcelos, tendo como principal objectivo a RRMD associados ao consumo de substâncias psicoactivas - promove esta terça-feira, 28 de Junho, um conjunto de actividades, ao mesmo tempo que celebra o seu terceiro aniversário.

Das actividades promovidas pelo SER na Representação de Barcelos fazem parte um convívio e lanche com os utentes, apresentações da MdM, do projecto e dos seus resultados, assim como da campanha “Support. Don’t Punish” e de uma reportagem sobre a política de drogas em Portugal, com a promoção da discussão sobre o tema.  

A MdM é uma das organizações que integra a Rede Nacional de RRMD, participando com equipas de rua, espaços móveis de prevenção de doenças infecciosas, programas de troca de seringas e com a operacionalização do primeiro Programa de Consumo Vigiado (PCV) do país, através de uma unidade móvel em Lisboa. No Porto, a MdM tem estado na linha da frente na defesa da necessidade de implementação de uma estrutura fixa amovível e de uma estrutura móvel, num modelo biopsicossocial. Em Barcelos, actua na área da RRMD, através do projecto SER.

Support. Don't Punish_logo

 

Mobilização global

A campanha “Support. Don’t Punish” procura colocar a RRMD na agenda política, através do reforço da capacidade de mobilização das comunidades que são visadas pela “guerra às drogas” e seus aliados, da promoção do diálogo com legisladores e da sensibilização do público e dos média. 

O ponto alto desta iniciativa é o Dia Global de Acção, que tem lugar por volta de 26 de Junho, Dia Internacional Contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas. Esta data tem sido utilizada pelos governos para demonstrarem os seus resultados no controlo de drogas em termos coercivos. Por isso, todos os anos, um número crescente de activistas de cidades de todo o mundo junta-se a esta demonstração de força única e multifacetada na defesa de reformas e da RRMD. 

A campanha “Support. Don’t Punish” defende que:

  • O sistema de controlo de drogas está ultrapassado e necessita de ser reformulado.
  • As pessoas que usam drogas já não devem ser criminalizadas.
  • As pessoas envolvidas no tráfico de drogas não devem ser alvo de penas severas ou desproporcionais, quando detidas.
  • A pena de morte nunca deve ser imposta para delitos relacionados com drogas.
  • A política de drogas deve concentrar-se na saúde, bem-estar e RRMD.
  • Os orçamentos das políticas de drogas precisam de ser reajustados para garantir que as respostas baseadas na RRMD e na saúde sejam adequadamente financiadas.

Consulte no link abaixo o programa com os horários.

 

Voltar Homepage