O projecto SER – Saúde em Equipa de Rua - foi desenhado para apoiar pessoas vulneráveis, no concelho de Barcelos, que manifestam níveis de exclusão económica, social e familiar relevantes e que apresentam comportamentos de risco danosos para a sua saúde e para a saúde da comunidade em geral. 

Este projecto apoia utilizadores de substâncias psicoactivas, trabalhadores sexuais, Pessoas em Situação de Sem Abrigo e migrantes, tendo como principal objectivo a redução de riscos e minimização de danos associados ao consumo de substâncias psicoactivas e trabalho sexual. 

Assim, com este projecto, a Médicos do Mundo pretende contribuir para adopção de práticas de consumo e sexuais de menor risco; a estruturação piscossocial e aproximação às estruturas das rede social de suporte; melhoria do estado de saúde e aproximação aos serviços do Sistema Nacional de Saúde; desenvolvimento comunitário e conhecimento epidemiológico do fenómeno. 

Desde Maio de 2019 que a Equipa de Rua do projecto SER-Saúde dá apoio a 148 utentes no concelho de Barcelos. Com a chegada da COVID-19 é prioritário continuar a apoiar a população mais vulnerável, e é nesse sentido que as actividades do projecto não pararam e foram ajustadas às necessidades mais urgentes, estando a prestar cuidados de saúde aos utentes, a dar apoio na medicação, a fazer vigilância activa de sintomas de COVID-19, a informar, educar para a saúde e a distribuir material de consumo e prevenção. 
Saiba mais acerca COVID-19

Público-Alvo

Utilizadores de substâncias psicoactivas
Trabalhadores Sexuais
Pessoas em situação de sem-abrigo
Migrantes

Objectivo Geral

Até Novembro de 2020, garantir o acesso a programas de redução de riscos e minimização de danos associados ao consumo de substâncias psicoativas (SPA) e trabalho sexual, nas freguesias de Barcelos e Arcozelos, concelho de Barcelos

Este bloco está em falta ou com um erro. Talvez esteja a faltar conteúdo ou talvez seja necessário ativar o módulo original.