A Médicos do Mundo subscreveu um manifesto que apela às entidades estatais para que sejam distribuídos gratuitamente bens de higiene a mulheres e pessoas que menstruam em situação de sem-abrigo.

A Médicos do Mundo (MdM), em conjunto com outras entidades, subscreveu um manifesto promovido pela CRESCER - Associação de Intervenção Comunitária, que apela às entidades estatais responsáveis para que sejam distribuídos gratuitamente bens de higiene a mulheres e pessoas que menstruam e que se encontrem em situação de sem-abrigo. Pretende-se que sejam consideradas as dificuldades que estas pessoas enfrentam na gestão da sua menstrução e o seu contexto habitacional.

Este manifesto deu lugar a uma petição pública, dirigida ao Presidente da Assembleia da República, que pretende alcançar o número suficiente de assinaturas para levar o tema a discussão por parte dos órgãos competentes.  

O manifesto sublinha que “a saúde menstrual é um direito de todas as pessoas” e que o “acesso à higiene menstrual é uma questão de dignidade”, sendo premente na prevenção de “consequências danosas para a saúde ginecológica e reprodutiva”. 

Neste contexto, as entidades subscritoras apelam a um conjunto de medidas, com vista a actuar na redução de risco associada à gestão da higiene menstrual:

  • Criação de estratégias de disponibilização de produtos de higiene e roupa íntima, através da colaboração com as organizações de primeira linha no apoio e contacto com este grupo vulnerável.
  • Disponibilização de produtos de higiene íntima e de colecta menstrual em casas de banho públicas e balneários, acompanhada pela identificação expressa dos locais onde esta distribuição é feita.
  • Disponibilização de casas de banho públicas e balneários 24h/dia.
  • Acesso mais facilitado a lavandarias comunitárias já existentes.
  • Financiamento para programas de cuidados de saúde sexual e reprodutiva, num modelo de aproximação à comunidade (outreach).
  • Integração de objectivos relacionados com saúde sexual e reprodutiva no próximo plano nacional de saúde 2021-2030.
  • Formação para profissionais de saúde do Sistema Nacional de Saúde para as questões de saúde menstrual, sexual e reprodutiva, nas suas diversas dimensões.
  • Desenvolvimento e implementação de campanhas e acções de sensibilização com o objectivo de promover a literacia da saúde sexual e reprodutiva, nas suas diversas dimensões, e a dignidade menstrual.
  • Implementação rápida e eficaz de uma estratégia integrada de prevenção da situação de sem-abrigo e de intervenção através de respostas de alojamento individual temporário (no caso de situações de emergência) e de longo prazo.

Até Junho do ano passado, 8.209 pessoas estavam em situação de sem-abrigo em Portugal, sendo 20% mulheres que, todos os meses, procuram atender às suas necessidades relacionadas com a menstruação.

Apoie esta causa. Assine aqui e divulgue junto dos seu contactos.
Juntos podemos mudar a vida destas pessoas. 

 

Voltar Homepage