Os migrantes que chegaram a Portugal no passado dia 4 de Outubro, e que faziam parte de um grupo recolhido no Mediterrâneo pelo navio humanitário Aquarius, contaram à chegada com avaliação e acompanhamento médico da Médicos do Mundo (MdM). Deste grupo, composto por 27 pessoas de origem somali, a intervenção da MdM incluiu 20 migrantes, cinco mulheres e 15 homens. 

 

Refugiados
Independent

 

Estes migrantes, recebidos no âmbito de uma acção humanitária concertada entre Portugal, França, Espanha, Luxemburgo e Alemanha, foram acolhidos pela Câmara Municipal de Lisboa, ao abrigo do Programa de Recolocação da União Europeia, no Centro de Acolhimento Temporário de Refugiados (CATR). Desde 2016 que a MdM participa na prestação de cuidados primários de saúde neste centro.

À chegada do grupo a Portugal, a equipa da Médicos do Mundo, constituída pela enfermeira e directora de projectos de Lisboa e Sul, Joana Tavares, e pelas médicas voluntárias Ana Pinto de Oliveira, Mariana Graça, Fabiana Ventura e Inês Silva, avaliaram os 20 jovens migrantes que foram depois encaminhados para respostas adequadas a cada situação. 

Recorde-se que o Aquarius é o único navio de busca e salvamento não-governamental ainda presente no Mediterrâneo central. Já salvou a vida de 30 mil pessoas num total de 230 operações de resgate. A embarcação, que navegava com bandeira panamiana, perdeu entretanto em Setembro o registro daquele país, após pressões do governo italiano, o que está a comprometer as operações de resgate na região (ver notícia anterior).