A Médicos do Mundo (MdM) está, desde as primeiras horas, a ajudar na resposta às populações afectadas pelo violento terramoto que atingiu o Haiti, no último sábado. Além da disponibilização de materiais médicos e medicamentos essenciais, está a ser realizada uma avaliação da situação epidemiológica no sul do país. 

A MdM, através da delegação da Argentina, está a dar resposta à emergência no Haiti, depois do terramoto de 7.2 na escala de Richter que atingiu este país das Caraíbas, no sábado passado. De acordo com o último balanço das autoridades haitianas, até ao momento, foram contabilizados 1.419 mortos e seis mil feridos.

Face a mais esta tragédia no Haiti, a delegação argentina da MdM, presente no país desde 2011, mobilizou, logo nas primeiras 12 horas após o sismo, uma equipa de profissionais de saúde para ajudar na resposta de emergência.  

MdM Argentina no HaitiMdM Argentina

 

Para além disso, a MdM disponibilizou também equipamento médico e medicamentos essenciais que fazem parte de uma reserva para emergências, no âmbito de uma colaboração com a Organização Pan-Americana de Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS).

Estes recursos estão a ser entregues no Hospital da Imaculada Conceição e quatro clínicas, na cidade de Les Cayes, no sul do país, em apoio às infra-estruturas locais do Ministério da Saúde Pública do Haiti. 

MdM Argentina no HaitiMdM Argentina

 

A MdM está ainda a proceder a visitas a centros de saúde e a clínicas para avaliar a situação epidemiológica nas comunidades de Les Cayes, Maniche, Cavaillon, Aquin, Port Salut, Chantal, todas situadas no departamento sul do país. 

De acordo com as notícias veiculadas pelos órgãos de comunicação social, o tremor destruiu várias cidades e provocou deslizamentos de terras que dificultaram a chegada de ajuda. A situação pode tornar-se ainda mais difícil nas próximas horas com a aproximação da depressão tropical Grace, que traz ventos fortes e chuvas intensas. 
 

Voltar Homepage