Hoje assinala-se o Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral (AVC), uma das principais causas de mortalidade e incapacidade em Portugal. Mas afinal, o que é um AVC, como é que se reconhece e como é que podemos prevenir?

O que é um AVC e como é que se origina?

Um AVC deriva de uma lesão ou obstrução de um vaso sanguíneo da circulação do sistema nervoso central que ocorre mais frequentemente no cérebro, mas que pode acontecer noutras estruturas como o cerebelo, o tronco central ou, raramente, na medula espinhal. 

O AVC resulta de uma descida repentina do fluxo de sangue que irriga o cérebro e consequente ausência de oxigénio e de nutrientes, provocando uma lesão das células cerebrais que morrem ou deixam de funcionar normalmente. Este acontecimento pode ser gerado por um bloqueio do fluxo de sangue (AVC isquémico) ou pelo rompimento de uma artéria (AVC hemorrágico).

As células cerebrais começam a morrer pouco tempo depois da ocorrência de um AVC, contudo, ainda podem sobreviver algumas horas caso o fluxo de sangue não esteja completamente interrompido. Por esta mesma razão, alerta-se para a urgência de agir rapidamente aquando da identificação de algum caso, tentando-se minimizar as lesões cerebrais e impactos na função motora e cognitiva a longo prazo.


 

Como é que se pode identificar um caso de AVC?

Por norma, um AVC pode ser identificado de uma ou mais formas:
1)    Desvio na face ou comissura labial – um dos lados da face pode estar descaído, sendo mais habitual a detecção de assimetria na mobilidade do lábio;
2)    Diminuição de força num dos lados do corpo – dificuldade em mover;
3)    Dificuldade em falar – não se faz perceber ou o discurso deixa de fazer sentido;
4)    Diminuição da visão – num olho ou nos dois;
5)    Dores de cabeça muito fortes;
6)    Dificuldade em perceber o que os outros estão a dizer;

Quais os fatores de risco? 

Alguns dos fatores antecedentes ao AVC não são controláveis, tais como a idade, o género ou a predisposição genética. Por sua vez, existem outros fatores de risco que devem servir de alerta, como por exemplo: diabetes; hipertensão arterial; colesterol elevado; obesidade; sedentarismo; consumo tabaco; consumo excessivo de sal e de álcool.

Como é que se pode prevenir? 

Para prevenir um AVC, e referindo os fatores que são controláveis, deve-se:
1)    Verificar a tensão arterial, os valores de glicémia e de colesterol com frequência, mantendo-os controlados;
2)    Manter uma dieta saudável, evitando o excesso de sal;
3)    Praticar exercício físico com regularidade;
4)    Deixar de fumar;
5)    Não consumir bebidas alcoólicas em excesso;
6)    Cumprir a terapêutica que lhe esteja prescrita

Segundo a Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral, Portugal é o país da Europa Ocidental com a mais elevada taxa de mortalidade causada pelo AVC.