“O Médico do Mundo”, de Teresa Lencastre Torres e Marta Girão, com ilustrações de Simone Nico, traz uma história inspirada na vida do médico e ativista humanitário Gustavo Carona. O livro chega às livrarias a 11 de janeiro, com os direitos de autor a reverterem a favor da Médicos do Mundo. 

O novo ano chega com “O Médico do Mundo”, um livro infantil escrito por Teresa Lencastre Torres e Marta Girão, com ilustrações de Simone Nico e chancela da Bertrand Editora. Este é um livro profundo, divertido e que ensina a cultivar os valores mais importantes da vida, como a amizade, a igualdade e o respeito.

A história é inspirada na vida do médico e ativista humanitário Gustavo Carona e é também uma forma de o homenagear, bem como a todos os voluntários e trabalhadores humanitários que buscam um mundo melhor. Os direitos de autor deste livro, nas livrarias a partir de 11 de janeiro, revertem para a missão da Médicos do Mundo, que celebra este ano o seu 25º aniversário.

“Pretendemos que as crianças se lembrem de que os heróis vivem fora das histórias e que está nas mãos de cada uma delas mudar o mundo”, escrevem as autoras.  

Gustavo Carona assina o prefácio, no qual recorda que todos somos cidadãos do mundo. “A preocupação com o outro não é só imperativa à condição humana, é também a única forma de sermos verdadeiramente felizes. Não sei contar histórias a crianças, mas sei que há coisas que nos marcam em pequenos, que nunca mais esquecemos e que definem o nosso rumo para sempre.”

Sinopse de “O Médico do Mundo”

Nem todos os heróis usam capa. Alguns vivem fora dos livros, são pessoas de verdade e nunca desistem de tornar o mundo um lugar melhor. 

Esta é uma história sobre um médico que era do Mundo. O coração dele era gigante! Nele cabiam todos os países, todas as cidades, todas as aldeias e todas as crianças! Era inseparável de uma mochila que levava abraços que fechavam feridas, esperança que tirava o medo, liberdade para voltar a brincar e respeito por todos os sonhos do mundo! Certo dia, porém, o Médico do Mundo perde a sua mochila, mas um grupo de crianças e uma professora vão ajudá-lo. 

Nestas páginas, as crianças aprendem a cultivar os valores mais importantes da vida, como a verdade, a amizade, a igualdade, a alegria, a solidariedade e o respeito. Ganham coragem para enfrentar as adversidades e descobrem a importância de pedir ajuda à família, aos amigos e aos profissionais de educação e saúde. 

O livro inclui um código QR para aceder a atividades, para fazer em casa ou em ambiente escolar.

As autoras

Teresa Lencastre Torres nasceu no Porto, em 1985. Cresceu numa família cheia de crianças e histórias mágicas, que ainda hoje a fazem sonhar. Formou-se como médica dentista em 2009, dedicando-se maioritariamente à odontopediatria. É mãe de dois filhos, que a levaram a encantar-se pelo mundo da literatura infantil.

Marta Girão nasceu em 1983, no Porto. Enquanto se formava como professora do ensino básico, foi mãe de três filhos, tendo sido nessa altura que os livros infantis entraram pelo seu mundo, tornando-se numa paixão. 

Simone Nico nasceu em Peniche, em 1978. A sua veia artística manifestou-se muito cedo. Com apenas três anos, desenhou uns lindos rabiscos violetas no seu boletim de vacinas. É designer gráfica, ilustradora e amante de livros. Encontrou nos livros infantis a sua paixão.

Pré-venda

O livro encontra-se em pré-venda e pode ser encomendado nos sites da Bertrand Editora, FNAC e Wook
Reserve já o seu exemplar!

capa_omedicodomundo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Médico do Mundo

Género: Infantis e Juvenis/Contos Fábulas e Narrativas/Infantil (+ 6 anos)
Data de publicação: Janeiro de 2024
Formato: 16,5 x 22,5 cm
Nº de páginas: 32
PVP: 12,20 €
ISBN: 9789722546508