Estima-se que existam cerca de 65 mil mulheres grávidas em Beira, Moçambique, uma das cidades mais afectadas pelo ciclone Idai, responsável pela destruição parcial ou total de várias infraestruturas de saúde, casas, escolas, estradas, entre outras.

As equipas da Médicos do Mundo e da Cruz Vermelha Portuguesa estão a reforçar o Centro de Saúde Urbano de Macarungo, na Beira, responsável pelas respostas de saúde materno-infantil e obstetrícia. 

Chegou ontem [segunda-feira, 1 de Abril] à Beira o segundo avião de ajuda humanitária, destinada à Operação Embondeiro por Moçambique. A bordo deste avião, financiado pela Sociedade Francisco Manuel dos Santos e Grupo Gerónimo de Martins, seguiam 33 toneladas de bens, entre os quais kits e simuladores de parto, medicamentos adequados à saúde materno-infantil, roupa para bebés, fraldas, produtos de higiene para recém-nascidos e marquesas.

Em Macarungo, o Hospital de Campanha da Operação Embondeiro está em articulação com o Centro de Saúde, garantindo também o apoio na prestação de cuidados primários de saúde, com as valências de consultas externas, doente crítico e sala de observação. 

Em simultâneo estão a ser tomadas medidas preventivas e procedimentos clínicos para os casos de cólera, que são logo referenciados para o Centro de Cólera ali instalado. 

Amanhã, [quarta-feira, 2 de Abril] chegarão 900 mil vacinas contra a cólera, fornecidas pelas Organizações das Nações Unidas.