As quedas continuam a ser uma das principais causas de lesão e perda de autonomia entre pessoas adultas mais velhas. Para responder a este desafio, a Médicos do Mundo, através do projeto Bonfim Cuida, desenvolveu as Sessões de Prevenção do Risco de Queda, que têm decorrido em várias instituições da freguesia do Bonfim, no Porto.

22 de setembro de 2025

 

O impacto das quedas na população idosa

As quedas são uma das principais causas de fraturas, hospitalizações e perda de autonomia entre pessoas com mais de 65 anos. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), entre 28% a 35% das pessoas nesta faixa etária sofrem pelo menos uma queda por ano. Em Portugal, os dados mais recentes do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) indicam que 31,3% dos idosos inquiridos relataram ter sofrido pelo menos uma queda no último ano, com maior prevalência entre mulheres e pessoas com mais de 75 anos.

Estes episódios têm consequências físicas e emocionais significativas. Uma queda pode resultar em fraturas, internamentos prolongados e perda de independência. Além disso, o medo de cair novamente leva muitas pessoas a evitarem sair ou realizar atividades, o que contribui para o isolamento social e o agravamento da fragilidade.

 

Quedas: um problema evitável

Apesar da sua frequência e impacto, as quedas podem ser prevenidas. A literacia em saúde desempenha um papel fundamental na capacitação das pessoas para reconhecerem os fatores de risco e adotarem estratégias de prevenção. Estes fatores incluem alterações na mobilidade, equilíbrio, visão, uso de múltiplos medicamentos, doenças crónicas e condições do ambiente físico, como iluminação deficiente ou obstáculos em casa.

A prevenção passa por promover hábitos de vida saudáveis, adaptar os espaços domésticos, incentivar a atividade física regular e envolver cuidadores e comunidade na criação de ambientes mais seguros.

 

Bonfim Cuida promove Sessões de Prevenção do Risco de Queda

 

bnn-sessão-int

 

Foi para responder a este desafio que a Médicos do Mundo, através do projeto Bonfim Cuida, desenvolveu as Sessões de Prevenção do Risco de Queda, em parceria com a Junta de Freguesia do Bonfim e a Porto: Cidade Amiga das Pessoas Idosas.

Estas sessões nasceram com o objetivo de proteger, informar e fortalecer a confiança das pessoas adultas mais velhas, dos parceiros de cuidados e da comunidade. Procuram dotar os participantes de conhecimentos e ferramentas para identificar, prevenir e minimizar o risco de quedas, promovendo assim maior segurança, autonomia e qualidade de vida.

Ao longo das sessões, são partilhadas estratégias e dicas práticas para reduzir o risco de quedas dentro e fora de casa, bem como incentivados hábitos de vida saudáveis que contribuem para o bem-estar e independência das pessoas mais velhas.

Em agosto e setembro, o Bonfim Cuida realizou sessões em várias instituições, nomeadamente Programa Sempre Acompanhados da Santa Casa da Misericórdia do Porto (12 de agosto), Junta de Freguesia do Bonfim (2 de setembro), Senhor do Bonfim Associação de Solidariedade Social (11 de setembro) e Perpétuo, Educação e Cultura (17 de setembro). 
 

Cada passo conta para uma vida mais segura e autónoma. 
Prevenir quedas é proteger vidas.