No dia 13 de junho, antecipando o Dia Mundial da Consciencialização da Violência Contra a Pessoa Idosa (assinalado a 15 de junho), a Médicos do Mundo participou na ação pública de sensibilização “O Respeito Não Tem Idade”, que teve lugar na Estação de Metro da Trindade, no Porto. 

A iniciativa foi promovida pela Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação do Porto, no âmbito do Grupo de Ação Social do Programa Sempre Acompanhados, que reúne várias entidades parceiras, entre as quais a Médicos do Mundo.

A presença da Médicos do Mundo nesta ação reforça o compromisso da organização na defesa dos direitos humanos e na promoção da dignidade em todas as fases da vida. Através do nosso trabalho diário junto de pessoas mais velhas, reconhecemos a importância de combater o isolamento, o preconceito e a violência que afetam muitas destas pessoas.

Durante a manhã, os seniores do programa Sempre Acompanhados deram voz às suas experiências e preocupações, protagonizando uma intervenção pública marcada pela coragem e criatividade. Já durante a tarde, no auditório da Junta de Freguesia de Santo Ildefonso, teve lugar uma sessão informativa com especialistas da APAV e da PSP, que abordaram dados estatísticos, diferentes formas de violência, o trabalho que desenvolvem no terreno, bem como os mecanismos disponíveis para pedir ajuda e a importância de denunciar.

A ação contou com a colaboração da Câmara Municipal do Porto, Metro do Porto, União de Freguesias do Centro Histórico, APAV, 12.ª Esquadra da PSP – Cedofeita, Associação Monte Pedral, Paróquia da Nossa Senhora da Conceição e Médicos do Mundo.

Acreditamos que iniciativas como “O Respeito Não Tem Idade” são fundamentais para quebrar o silêncio e promover uma sociedade mais justa, inclusiva e respeitadora da dignidade de todas as pessoas, independentemente da idade.