Situação

Os comportamentos de risco associados aos consumo de substâncias psicoativas representam uma ameaça quer para a saúde dos utilizadores de droga, quer para a população em geral, os quais são expostos a possíveis infecções. Neste sentido, os comportamentos de risco aumentam o número de casos de VIH e SIDA, Hepatites e Sífilis, e outras infecções causados pela má prática do consumo, o que compromete o bem-estar e a saúde das populações

A nossa acção

Para diminuir o número de infecções, a Médicos do Mundo actua junto dos utilizadores de drogas, no sentido de lhes proporcionar acesso a cuidados gratuitos de saúde, material esterilizado, acções de educação para a saúde, rastreios de infecções sexualmente transmissíveis, apoio psicossocial, referenciação e encaminhamento para estruturas do Sistema Nacional de Saúde.
Através dos nossos projectos, pretendemos consciencializar e alterar os comportamentos de riscos, contribuindo para a segurança e melhor qualidade de vida dos utilizadores de droga e das comunidades mais afectadas pelo consumo em espaços públicos na cidade de Lisboa e do Porto.

 

Locais de intervenção

 

Saúde a Girar

Saúde a Girar

O projecto Saúde a Girar colmata as necessidades médicas das pessoas em situação de sem abrigo em Lisboa, sem acesso imediato a cuidados básicos de saúde.

Saiba Mais
porto escondido

Porto Escondido

O projecto Porto Escondido garante o acesso a cuidados básicos de saúde a populações em risco de exclusão social no Porto.

Saiba Mais