Situação

Na Médicos do Mundo, acreditamos que os trabalhadores sexuais são uma população que, à semelhança das restantes, têm direito a ter acesso a cuidados básicos de saúde.
Em Portugal, alguns trabalhadores sexuais vivem isolados e não têm informações claras e precisas sobre os seus direitos e deveres no que respeita ao acesso a cuidados de saúde.
Neste sentido, a intervenção da Médicos do Mundo junto desta população é importante, para que mais trabalhadores sexuais tenham cuidados básicos de saúde e conhecimentos ao nível dos seus direitos e deveres na sociedade portuguesa.

A nossa acção

Para diminuir o número de trabalhadores sexuais sem acesso a cuidados básicos de saúde e aumentar o conhecimento sobre comportamentos preventivos, a Médicos do Mundo trabalha junto desta população, de forma a garantir a equidade no acesso aos seus direitos.
No terreno, prestamos cuidados gratuitos de saúde, promovemos acções de sensibilização sobre os comportamentos de risco, fazemos rastreios, disponibilizamos materiais preventivos e disponibilizamos apoio psicossocial aos trabalhadores do sexuais. Por outro lado, e a par dos cuidados básicos de saúde, a nossa intervenção engloba a consciencialização sobre os direitos e deveres desta população. Esta informação é divulgada em acções de sensibilização.

Locais de intervenção

 

PT

Porto Escondido

O projeto Porto Escondido apoia Pessoas que Utilizam Drogas (PUD), Trabalhadores Sexuais (TS), Pessoas em Situação de Sem-Abrigo (PSSA) e migrantes, contribuindo para prevenção e controlo da infeção por VIH e SIDA, Hepatites Virais e outras Infeções Sexualmente Transmissíveis (IST), promovendo a saúde sexual e reprodutiva, tal como o acesso a programas de Redução de Riscos e Minimização de Danos (RRMD).

Saiba Mais
SER

SER - Saúde em Equipa de Rua

O projeto SER apoia Pessoas que Utilizam Drogas (PUD), Trabalhadores Sexuais (TS) e Pessoas em Situação de Sem-Abrigo (PSSA), tendo como principal objetivo a Redução de Riscos e Minimização de Danos (RRMD) associados ao consumo de substâncias psicoativas (SPA) e ao trabalho sexual.

Saiba Mais
ETRS Emanuele Siracusa

Saúde a Girar – Equipa Técnica de Rua em Saúde

O projeto Saúde a Girar – Equipa Técnica de Rua em Saúde (ETRS) apoia Pessoas em Situação de Sem-Abrigo (PSSA), aumentando o acesso a cuidados de saúde e apoio psicossocial.

Saiba Mais