Situação

Pelo contexto de vida a que estão sujeitas, as pessoas em situação de sem abrigo são uma população vulnerável com condições precárias de saúde.
A falta de acesso a cuidados de saúde e a possível resistência no acesso a estruturas especializadas fazem com que seja necessária a intervenção junto desta população-alvo, assegurando a informação clara do seu estado de saúde e o seu poder de decisão consciente, para que tenha acesso a cuidados de saúde.

A nossa acção

Para que as pessoas em situação de sem abrigo tenham acesso a cuidados básicos de saúde, a Médicos do Mundo actua no terreno, assegurando a informação e consciencialização sobre os direitos destas pessoas e sobre o seu estado de saúde.
Entre as várias actividades, destacamos a realização de consultas médicas e de enfermagem, de rastreios de saúde, o despiste e encaminhamento para unidades de saúde e a resposta a sinalizações.

Locais de intervenção

 

 

Centro de Alojamento de Emergência de Pessoas em Situação de Sem Abrigo

Projecto Piloto - Centro de Alojamento de Emergência de Pessoas em Situação de Sem Abrigo - Joaquim Urbano

O Centro de Acolhimento Hospital Joaquim Urbano é uma das respostas do programa Porto de Abrigo - contributo do Município para a Estratégia Local de Integração de Pessoas em Situação de Sem Abrigo. ...

Saiba Mais
Saúde a Girar

Saúde a Girar

O projecto Saúde a Girar colmata as necessidades médicas das pessoas em situação de sem abrigo em Lisboa, sem acesso imediato a cuidados básicos de saúde.

Saiba Mais
porto escondido

Porto Escondido

O projecto Porto Escondido garante o acesso a cuidados básicos de saúde a populações em risco de exclusão social no Porto.

Saiba Mais