A Médicos do Mundo desenvolve projectos na zona da Picheleira-Olaias desde 2001, direccionados à população em situação de risco ou exclusão social, e articulando com diversos parceiros da rede local. Um dos parceiros é a Associação Orientar, que tem como missão promover a inclusão social e profissional de pessoas que, por diversos factores, se encontram mais vulneráveis aos processos de exclusão.  


A actuação da Orientar prima pela satisfação das necessidades básicas de alimentação, higiene e conforto, mas com vista também à promoção do desenvolvimento e treino de competências que estimulem a autonomia de vida e facilitem a integração social e profissional da população alvo.


Assim, a orientar dispões de diversos serviços (alimentação; Higiene pessoal e tratamento de roupa; Acompanhamento psicológico e social; ateliers diversos; Gabinete de Inserção Profissional), mas diagnosticou na sua intervenção uma área lacunar, relacionada com o acompanhamento médico dos utentes, que apesar de formalmente integrados no SNS, raramente recorrem ao mesmo, implicando muitas vezes alterações significativas das suas situações de saúde/doença e que têm implicações no impacto que os processos de intervenção têm. Assim, colaborando com o know-how da Médicos do Mundo, desde Maio de 2019 que é realizada consulta quinzenal no Projecto Orientar. 

Público-Alvo

Pessoas em situação de vulnerabilidade social acompanhadas pela Associação Orientar;

Objectivo Geral

Promover o acesso a cuidados de saúde das pessoas em situação de vulnerabilidade social acompanhadas pela Associação Orientar;

Este bloco está em falta ou com um erro. Talvez esteja a faltar conteúdo ou talvez seja necessário ativar o módulo original.