James Buck

A Médicos do Mundo está a prestar ajuda de emergência às populações, a disponibilizar apoio psicológico e cuidados de saúde, assim como a avaliar as necessidades mais urgentes.

 

A Médicos do Mundo (MdM), que já contava com equipas das suas delegações da Turquia, França e Espanha, na Turquia e na Síria, está nas zonas mais atingidas pelo terramoto, a prestar apoio às populações. Em Portugal, pode ajudar às operações da MdM no terreno, contribuindo com um donativo, através desta página.

Na Turquia, a MdM deslocou imediatamente após a catástrofe uma equipa multidisciplinar para a região da Antáquia, severamente atingida, em colaboração com as autoridades governamentais, que inclui psicoterapeutas, especialistas em apoio psicossocial, técnicos de saúde sexual e reprodutiva e conselheiros de saúde, entre outros.

Hatay_MdM TurquiaMdM Turquia
Elemento da equipa da MdM nas operações em Hatay, Turquia.

No terreno, além da avaliação das necessidades, estão a ser disponibilizados primeiros socorros psicológicos, com larga maioria das pessoas a necessitarem deste apoio. Os traumas psicológicos após as catástrofes afetam negativamente a vida e prejudicam a saúde mental, pelo que este apoio é indispensável, a fim de prevenir o desenvolvimento de psicopatologias.

Na Síria, a MdM está a prestar apoio de emergência e primeiros socorros em centros de saúde geridos pela organização, e a dar resposta de emergência em bairros e campos de alojamento, através de uma equipa médica móvel. Uma clínica móvel está também a ser deslocada para Hama, para prestar cuidados de emergência.

Hatay_MdM TurquiaMdM Turquia
Operações da MdM em Hatay, Turquia.

Em Aleppo, a organização está a avaliar as necessidades em termos de cuidados de saúde primários e de recursos médicos, nomeadamente de equipamento e material, e a deslocar equipas médicas móveis para centros comunitários, para reforçar os cuidados prestados. Face à preocupação com a cólera, muito disseminada no norte da Síria, cujos riscos aumentam com esta crise, os danos nas infraestruturas e o inverno, está a ser entregue material médico e kits de inverno. 

Em Kobane, na província de Aleppo, a Médicos do Mundo está a apoiar a prestação de cuidados primários de saúde, com uma equipa constituída por médicos, enfermeiros, farmacêuticos e outros elementos; a disponibilizar produtos médicos; a realizar sessões de primeiros socorros psicológicos; e a sensibilizar para questões de higiene, de alimentação de lactentes e crianças e para a prevenção de doenças transmissíveis.  

Hatay_MdM TurquiaMdM Turquia
Reunião de coordenação em Hatay, Turquia. 
Com o seu apoio, vamos continuar a responder às necessidades mais imediatas e a chegar onde somos necessários, 

Junte-se a nós na ajuda às populações da Turquia e da Síria. Contribua com o seu donativo aqui