No Dia Europeu de Combate ao Tráfico de Seres Humanos, o Projecto Porto Escondido, da Médicos do Mundo, associou-se à campanha “Podias Ser Tu”, promovida pela Comissão para Cidadania e a Igualdade de Género (CIG), cujo objectivo é sensibilizar para uma realidade que não faz distinções em relação às vítimas de tráfico.

 

Nesta iniciativa, a equipa do projecto Porto Escondido distribuiu flyers alusivos ao tema, junto da população beneficiária, demonstrando também as dicas mencionadas de como identificar casos de tráfico e formas de denunciar essas possíveis situações. 

Tráfico de Seres Humanos
Médicos do Mundo

 

Nesta iniciativa, conhecemos a história de um consumidor, contada na primeira pessoas, na qual o beneficiário referiu que em 2001 tinha sido vítima de tráfico para exploração laboral, tendo conseguido fugir, terminando em bem a experiência que apelida de "a pior da minha vida". 

A maioria da população contactada são consumidores de substâncias psico-activas (muitas vezes propensos a propostas mais duvidosas de trabalho) e mostraram-se bastante interessados e atentos ao tema, bem como às formas de denuncia de casos de tráfico. 

Podias Ser Tu

Todos os anos perto de um milhão de pessoas são vítimas de Tráfico de Seres Humanos em todo o mundo.

Para alertar a população e sensibilizar para a questão do tráfico humano, a Secretária de Estado da Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, promoveu esta campanha, operacionalizada pela CIG e com a parceria da Associação para o Planeamento da Família – APF. A associação esteve também envolvida na produção do filme Carga, uma longa-metragem de Bruno Gascon que aborda o tema sobre o tráfico de seres humanos, em Portugal, e que tem estreia nos cinemas nacionais a 8 de novembro.