Perante as baixas temperaturas que se fazem sentir, a Câmara Municipal de Lisboa e a Protecção Civil irão activar, pelas 17 horas, a fase amarela do Plano de Contingência para as Pessoas em Situação de Sem Abrigo. A equipa técnica de rua da Médicos do Mundo é uma das envolvidas para apoiar esta população vulnerável.

 

Neste período, que se estima que decorra até à próxima terça-feira, o Pavilhão do Complexo Municipal do Casal Vistoso estará aberto durante 24 horas. Neste local, as pessoas em situação de sem abrigo poderão permanecer, receber apoio alimentar, servir-se de espaços de higiene e ser devidamente encaminhadas para respostas de alojamento. 

A Câmara Municipal de Lisboa disponibilizou quatro carrinhas, três das quais irão circular pela cidade, com o apoio de técnicos, recolhendo as pessoas da rua e transportando para o Pavilhão. A quarta viatura fará o transporte entre o Pavilhão e as respostas de acolhimento.

A Equipa Técnica de Rua, do Projecto Saúde a Girar da Médicos do Mundo, irá dar resposta às situações que careçam de apoio a nível de cuidados de saúde fora do Pavilhão, mediante as sinalizações que forem feitas pelas entidades envolvidas. Os cuidados de saúde dentro do Pavilhão serão asseguradas pela Cruz Vermelha Portuguesa.

A par desta resposta, as estações de Santa Apolónia, do Rossio, Intendente, Saldanha e Oriente ficarão abertas, servindo de abrigo a todos os que não se quiserem deslocar para o Pavilhão. A distribuição de refeições quentes e agasalhos será reforçada nestes locais.

Em Fevereiro de 2018, o Plano de Contingência para a Vaga de Frio apoiou cerca de 400 pessoas em situação de sem abrigo, no Pavilhão Desportivo da Graça, local onde foram servidas aproximadamente 1000 refeições quentes e distribuídas cerca de 1 700 peças de roupa.