Entre os dias 21 e 23 de Dezembro decorreu a 30ª edição da Festa de Natal da Comunidade Vida e Paz (CVP) destinada a pessoas em situação de sem-abrigo, na Cantina da Cidade Universitária, em Lisboa. A Médicos do Mundo aceitou, uma vez mais, o convite para marcar presença e dar apoio medicamentoso a todos os cidadãos que, depois de uma avaliação clínica no Espaço Saúde e com uma receita na mão, se dirigiram, no espaço exterior da Cantina Universitária, à Unidade Móvel da Médicos do Mundo para serem atendidos.

Festa de Natal Comunidade Vida e Paz

 

Esta Festa é um evento anual onde é dada a possibilidade às pessoas em situação de sem-abrigo de serem servidas de refeições quentes, receber roupa, produtos de higiene e afecto, assim como receberem apoio psicológico e médico. Todos os anos os alunos da Faculdade de Medicina de Lisboa ajudam na dinamização do Espaço Saúde, cujo objectivo é servir de plataforma entre a população sem-abrigo e o Serviço Nacional de Saúde.

“Após uma avaliação cuidada e, no caso da pessoa ter uma receita, ela dirige-se à unidade móvel da Médicos do Mundo para a sua situação ser avaliada por uma assistente social sobre a capacidade ou não de adquirir os medicamentos e quando tal não se verifica a enfermeira presente entrega a medicação receitada, mediante a nossa disponibilidade”, explica Joana Tavares, Directora Projectos Lisboa e Sul, da Médicos do Mundo.

Esta festa que se realiza há 30 anos, além da animação, música e actividades lúdicas, é também uma ocasião para ajudar em áreas como a saúde ou a higiene, a documentação, como o cartão de cidadão, e continuar a desafiar as pessoas em situação de sem-abrigo a predisporem-se para a reabilitação, a acreditar num futuro diferente.

"

“Temos como missão ir ao encontro das pessoas. É isso que fazemos ao longo do ano e no Natal queremos assinalá-lo de uma forma muito concreta. Distribuímos convites às pessoas em situação de sem-abrigo que a partir desse momento passam a ser nossos convidados”, refere o Director-geral da CVP, Henrique Joaquim, em declarações, adiantando ainda que resolver a situação das pessoas que estão na rua “está num caminho que é lento” mas que considera consistente, destacando que “há uma Estratégia Nacional”.

Ao longo dos três dias, os convidados têm, por exemplo, uma área de cidadania onde podem fazer o Cartão de Cidadão na hora, outra para a higiene pessoal, com um barbeiro, vestuário, e um fotógrafo para “a pessoa ver que tem uma imagem tão digna” como a de qualquer outra pessoa e “voltar a acreditar nessa sua imagem, voltar a ter autoestima, amor-próprio.
(Re)inscrição para emprego, requerimento de pensão de sobrevivência, uma área para a saúde com rastreios, vacinação, consultas médicas são outras ofertas na Cantina da Cidade Universitária de Lisboa.

O primeiro dia desta iniciativa, 21 de Dezembro, culminou com a visita do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que conviveu com convidados e percorreu as várias áreas da festa com a camisola da Comunidade Vida e Paz vestida, conversando com os convidados da festa e os voluntários na Cantina da Cidade Universitária. Marcelo Rebelo de Sousa desejou também o melhor Natal possível a todos os presentes e “muitos outros que estão pelo país todo que muitas vezes estão sozinhos, isolados, ao frio noites fora, meses, anos e anos”.

Um evento possível graças a voluntários

Com voluntários, profissionais e inúmeras entidades que se quiseram associar a 30.ª edição esta festa contou com a presença de cerca de 1500 convidados que tiveram o apoio de mais de 1300 voluntários: 765 pessoas na área da saúde, 348 recorreram ao espaço da cidadania e foram servidas mais de 3.500 refeições.