Partiu ontem, pelas 19h00 locais, o Chefe de Missão da Operação Imbondeiro, concebida numa parceria pioneira entre a Médicos do Mundo e a Cruz Vermelha Portuguesa. 

Gonçalo Órfão, Coordenador Nacional de Emergência da Cruz Vermelha Portuguesa, fez-se acompanhar por um voluntário de Logística, João Saraiva Gomes, para juntos, poderem fazer o reconhecimento de terreno e criar condições para a operacionalização da resposta de ajuda humanitária de ambas as organizações.

“A Força representada pela Rede Internacional da Cruz Vermelha Portuguesa, agora associada à Médicos do Mundo, permite acreditar no sucesso da Operação” – Gonçalo Órfão, médico e chefe de missão.

As equipas operacionais da Médicos do Mundo e da Cruz Vermelha Portuguesa partem este domingo, pelas 19h00, do Aeroporto de Lisboa, com destino à Beira, uma das principais zonas afectadas pelo ciclone Idai. Um outro avião de carga, fretado pela Cruz Vermelha Portuguesa, partirá na terça-feira, levando todo o hospital de campanha, medicamentos e material médico necessário à intervenção no terreno. Além do equipamento médico, será transportado águas, material humanitário e alimentar num total de 30 toneladas.

O hospital de campanha será composto por 7 módulos de 4 arcos insufláveis standardizados pelas normas europeias, que incluem sala de tratamentos/ consultas, internamento de curta duração com capacidade para 30 camas, uma farmácia, uma tenda logística e duas tendas dormitório para a equipa operacional. 

Esta Operação, levada a cabo por uma Task Force composta por mais de 40 pessoas, pretende reforçar as respostas de saúde à população de Beira, devolvendo-lhes toda a dignidade possível. 

 

Os fundos que estão a ser angariados para levar a cabo toda a Operação Imbondeiro estão a ser auditados por um elemento externo a ambas as organizações, Professor José Maria Monteiro de Azevedo Rodrigues.

Ajude-nos a ajudar quem mais precisa. Doe para esta causa através da nossa conta de emergência:

PT50 0035 0051 00007722130 32