É com grande pesar que, pelo falecimento do colaborador, voluntário e amigo Bruno Brito, deixamos uma pequena nota biográfica e um sincero agradecimento por mais de 16 anos de colaboração e dedicação ao mundo Humanitário.

 

Bruno Brito licenciou-se em psicologia, na área clínica, em 2001, pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA), e tornou-se mestre em risco, trauma e sociedade, pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE).

 

Actualmente, geria a Rede de Apoio a Familiares e Amigos de Vítimas de Homicídio e de Terrorismo, função que sucedeu depois de ter sido Coordenador Executivo do Centro de Formação e Gestor Técnico da Rede de Apoio a Crianças e Jovens Vítimas de Violência Sexual (Rede CARE) da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV). 

Simultaneamente supervisionava o projeto Arrupe, de apoio psicológico a refugiados, do Serviço Jesuíta para os Refugiados e ainda colaborava com vários institutos superiores de ensino nas áreas de trauma psicológico, intervenção em crise e em catástrofe e emergências psicológicas.

BB

 

Foi fundador do Gabinete de Psicologia e Apoio a Situações de Crise, dos Bombeiros Voluntários de Cacilhas, Psicólogo e assessor do Chefe de Investigação Criminal, e do Gabinete de Gestão de Incidentes da GNR (2004-2009) e consultor da Autoridade Nacional da Proteção Civil para assuntos de apoio psicossocial. Participou em grupos de peritos internacionais em temas como apoio psicossocial em emergências, incidentes críticos, gestão de catástrofes e terrorismo. Foi perito membro do International Framework Dialogue and Information Sharing, grupo dedicado ao apoio a vítimas de terrorismo, do qual fazem parte elementos de diferentes países e de várias organizações. Foi formador e supervisor sénior de Traumatic Incident Reduction (TIR), sendo elemento do Board of Directors da Applied Metapsychology Association.

 

Colaborava com a Ordem dos Psicólogos Portugueses no desenvolvimento da formação na área dos primeiros socorros psicológicos e como membro do Grupo de Trabalho Intervenção do Psicólogo em Contexto de Crise e de Catástrofe.

 

Colaborava com a Mdm desde 2004, ano em que integrou a missão de emergência no Sri Lanka e nos arrebatou com a sua presença, atenção e dedicação. Defensor desde sempre,  do apoio psicológico aos cuidadores. Em 2019 fez o suporte psicológico de toda a equipa da MdM na missão de emergência em Moçambique.

As nossas mais profundas condolências a familiares e amigos.

Até breve.

Voltar Homepage