A situação humanitária na Nigéria é alarmante, 4,3 milhões de pessoas precisam de assistência humanitária e 66% das estruturas de saúde ficaram danificadas ou foram completamente destruídas. Em muitas áreas recentemente libertadas, as capacidades dos centros de saúde estão sobrelotadas devido ao fluxo de deslocação interna da população.

 

Nigéria

 

O acesso a cuidados de saúde primários integrados é muito limitado para o PDI e para as populações de acolhimento, especialmente devido à falta de profissionais de saúde treinados e à disponibilidade limitada de medicamentos e equipamento médico.

O excesso de água potável insuficiente, a falta de higiene e condições sanitárias nos campos, centros e comunidades de acolhimento aumentam o risco de surtos de doenças como a cólera, o sarampo e a meningite.

A acção da Médicos do Mundo 

A Médicos do Mundo intervém no estado de Borno, no nordeste da Nigéria, desde o fim de 2016, sendo este um dos três estados mais afectados.

 

Nigéria

 

O objectivo da Médicos do Mundo é reduzir a morbilidade e mortalidade da população afectada pela crise, através de um programa de saúde integrado, o qual inclui:

- Serviços Primários de Saúde, fornecendo medicamentos essenciais, acesso a serviços e reabilitação de locais médicos identificados

Tratamento nutricional, através da gestão comunitária da desnutrição aguda e com base nas recomendações recebidas pelo Ministério da Saúde

Saúde Mental e Suporte Psicossocial para populações locais e deslocadas nas áreas de intervenção

Tratamento de sobreviventes de violência de género entre as populações deslocadas e locais, proporcionando uma gestão clínica dos casos de violação e implementando um sistema de referência seguro em coordenação com parceiros pré-identificados para uma resposta holística.

Nigéria