No passado domingo, 14 de Abril, a Médicos do Mundo reforçou a equipa de emergência humanitária presente na Beira, Moçambique, devido às necessidades logísticas inerentes à gestão da farmácia em Macurungo, bairro onde se mantêm a intervenção da Operação Embondeiro por Moçambique.

O ciclone Idai provocou vários danos no Centro de Saúde de Macurungo e na Maternidade, entre os quais a destruição parcial do local de armazenamento de medicamentos, tendo agora de se preparar um novo local para o efeito, podendo-se inventariar e organizar toda a medicação que se conseguiu salvar. A restante medicação, que seguiu a bordo dos dois aviões de ajuda humanitária fretados pela Cruz Vermelha Portuguesa, está a dar resposta directa à população e às unidades de saúde locais. 

A Médicos do Mundo, responsável pela gestão da farmácia do hospital de campanha da Operação Embondeiro, mantêm no terreno uma equipa de emergência humanitária composta por dois médicos, uma enfermeira, três logísticos, uma administradora logística e financeira e uma farmacêutica. A Direcção Clínica do hospital de campanha está a cargo do Dr. Armindo Figueiredo, médico e voluntário da Médicos do Mundo.