Nos dias 16 e 17 de Novembro, a Médicos do Mundo (MdM) esteve presente no II Congresso Ibérico de Terapia Ocupacional, em Madrid, representada pela Terapeuta Sara Moura. O convite partiu da Associação Portuguesa de Terapeutas Ocupacionais (APTO) que há muito que acompanha e valoriza o trabalho da organização. 

 

 

Sob o tema “Terapia Ocupacional em Colectivos de Vulnerabilidad Social”, Sara Moura apresentou o trabalho realizado em contexto comunitário a nível nacional, ressalvando a importância da Terapia Ocupacional (TO) para a população mais vulnerável da cidade do Porto.

 

 

"A crise económica e financeira que se fez sentir em Portugal nas últimas décadas criou profundas dificuldades e assimetrias no seio das populações e gerou enormes desafios, remetendo para a pobreza e exclusão social franjas da sociedade portuguesa.

Em pleno século XXI continuamos a assistir a um grande número de pessoas, em Portugal e no estrangeiro, que não têm direito e acesso a cuidados básicos de saúde, e é para colmatar essa lacuna e denunciar as desigualdades que a Médicos do Mundo tem desenvolvido projetos de intervenção. Atualmente, a MdM Portugal tem focado a sua actuação em contexto nacional, junto da população vulnerável. E porque também acreditamos no potencial de replicabilidade de estratégias e boas práticas noutros contextos, ainda que com as devidas adaptações e especificidades de cada território, aceitamos o convite da APTO e partilhamos a nossa experiência de terreno. Assim, dei voz aos projetos nacionais, enfatizando a intervenção no Projeto Terceira (C)Idade, onde se desenvolve a intervenção da TO de uma forma privilegiada, fazendo chegar à população sénior, em contexto de vulnerabilidade e exclusão social, um conceito de amplo de saúde, na sua vertente biopsicossocial, tal como foi definido pela Organização Mundial de Saúde” - refere Sara Moura

Neste congresso foram debatidos vários temas, nomeadamente nas áreas da Saúde Mental; Pediatria; Neurologia; Gerontologia/ Geriatria; Acessibilidade, Desenho Universal e Tecnologia Assistida e, por fim, projetos de investigação.