MdM Espanha

A Médicos do Mundo distribuiu 400 kits de higiene no campo de deslocados de Nuseirat, na Faixa de Gaza, para cobrir as necessidades de 2.400 pessoas.

A Médicos do Mundo (MdM), através da sua delegação de Espanha, procedeu à distribuição de 400 kits de higiene, para cobrir as necessidades mais imediatas de 2.400 pessoas, num dos abrigos do campo de deslocados de Nuseirat, na Faixa de Gaza, administrado pela Agência das Nações Unidas para os Refugiados Palestinianos (UNRWA). 

Manter as mínimas condições higiénicas e sanitárias na atual situação de sobrelotação é essencial para reduzir o risco de doenças e de surtos epidémicos.

“Na MdM, vamos continuar a trabalhar incansavelmente para prestar assistência às pessoas com necessidades, especialmente em zonas de conflito, como parte da nossa missão”, refere o coordenador da MdM em Gaza. A nossa equipa em Gaza, que também sofre com o conflito, está a mobilizar-se para responder às necessidades mais imediatas da população em situação de maior vulnerabilidade. 

Os materiais distribuídos incluem toalhas, toalhetes higiénicos, compressas, papel higiénico e vários tipos de sabonetes e champôs, bem como esponjas, escovas e pastas de dentes, pentes e corta-unhas.

entrega de material_gaza©MdM Espanha

 

Mais de 1,4 milhões de pessoas estão deslocadas na Faixa de Gaza e os abrigos geridos pela UNRWA têm quatro vezes mais pessoas do que a sua capacidade.  

A água potável disponível para todas as utilizações (beber, cozinhar, higiene pessoal e limpeza) mal chega a uma média de três litros por dia, por pessoa. O acesso a artigos de higiene é essencial para manter as mínimas condições higiénicas e sanitárias e a dignidade no atual cenário de sobrelotação, bem como para reduzir o risco de doenças e infeções.