A equipa da Operação Embondeiro por Moçambique aterrou ontem, dia 25 de Março, pelas 9h00 da manhã ao Aeroporto da Beira, tendo descarregado as mais de 30 toneladas de ajuda humanitária que seguiam a bordo do avião fretado pela Cruz Vermelha Portuguesa. Durante o dia de hoje, a equipa esteve a transportar os bens e a visitar a unidade de saúde que irão reforçar.

As 15 toneladas de alimentos foram já entregues às Nações Unidas, sendo que as outras 15 toneladas de medicamentos e material médico está a ser deslocado de um armazém na Beira para a província de Macurungo, a 20 minutos do centro. 

Durante o dia de hoje, a equipa da Médicos do Mundo e da Cruz Vermelha Portuguesa visitou o Centro de Saúde Urbano de Macarungo, ao pé do qual será montado o hospital de campanha composto por dois dormitórios, uma farmácia e quatro outros espaços destinados à operacionalização do hospital. 

Esta equipa, composta por 6 médicos, 7 enfermeiros, 2 psicólogas, 1 farmacêutica, 2 coordenadores e 2 logísticos, irá reforçar a unidade de saúde local que outrora assegurava uma maternidade e consultas externas.

Moçambique

 

Esta é uma operação que resulta de um acordo pioneiro entre a Médicos do Mundo e a Cruz Vermelha Portuguesa que pretende apoiar as populações afectadas pelo ciclone Idai. 

Para tal, e atendendo aos custos de transporte, combustíveis, materiais médicos, medicamentos e materiais logísticos, contamos com o apoio de todos os que queiram ajudar através da doação para a conta de emergência para a Médicos do Mundo: PT50 0035 0551 00007722130 32