Flávio Forner

 

 

 

 

Em 1999, quando um grupo de pessoas de diferentes áreas se juntou e formou a delegação portuguesa da Médicos do Mundo (MdM), estava longe de imaginar que, ao fim de 20 anos, teriam sido já implementados mais de 130 projectos em Portugal e no estrangeiro. Todos estes projectos, que tiveram e têm enfoque na prestação de cuidados de saúde gratuitos, permitiram-nos apoiar mais de um milhão e meio de beneficiários em todo o Mundo.

   

 

 

Ao longo destes anos, já desenvolvemos 132 projectos (nacionais e internacionais), marcando presença em 12 países. Destes, 17 projectos dizem respeito a intervenções de emergência humanitária, em resposta a situações de conflito armado (como nos casos de Timor-Leste, Afeganistão e Iraque) ou catástrofes naturais (Sri Lanka, Haiti, Castanheira de Pera, ou, mais recentemente Moçambique), reportando os restantes a projectos de cooperação para o desenvolvimento.

Todo este trabalho só foi possível com o apoio de mais de 19 450 doadores e mediante o empenho de mais de 7 200 voluntários, quer a nível individual, quer a título corporativo, sem os quais teria sido impossível chegar a todas as pessoas que ajudámos nas últimas duas décadas. E por isso, por toda a disponibilidade, entrega e resposta aos nossos apelos, o nosso muito obrigada!

Passados 20 anos, continuamos a prestar cuidados de saúde gratuitos às populações mais vulneráveis, empenhados na construção de um Mundo melhor. Iniciámos a nossa missão em Timor, em 1999, na resposta à grave situação de conflito então vivida e, agora, duas décadas mais tarde, juntámo-nos para ajudar as vítimas do ciclone Idai, na Beira, em Moçambique.

Estamos e estaremos aqui, em Portugal e além-fronteiras, enquanto a nossa missão for importante para a sobrevivência e melhoria da qualidade de vida de quem ajudamos. Mas, para tal, continuamos a precisar de si. Nós e todos aqueles que são apoiados pela Médicos do Mundo, sejam eles jovens em risco de exclusão, pessoas em situação de sem abrigo, utilizadores de drogas, idosos isolados, refugiados, migrantes, requerentes de asilo, vítimas de conflitos ou catástrofes naturais.
É fundamental que continue ao nosso lado, na defesa das causas e dos valores que nos unem. 

20 anos depois, continuamos a lutar contra todas as doenças, até mesmo a injustiça.

Fernando Vasco,

Presidente da Médicos do Mundo

Carla Paiva - Directora Executiva da Médicos do Mundo

 

 

António Hipólito de Aguiar - Porta-Voz e Membro da Direcção da Médicos do Mundo

   

Ana Margarida Nunes - Fisioterapeuta da Médicos do Mundo

   

Sara Moura - Terapeuta Ocupacional da Médicos do Mundo

   

Raquel Rebelo - Directora de Projectos Nacionais Norte e Centro da Médicos do Mundo

   

Fabriciana Alves - Assistente Operacional da Médicos do Mundo

   

Romain Fraysse - Voluntário da Médicos do Mundo

 

 

/sites/default/files/media-audio-file/2019-08/Testemunho%20-%20Ab%C3%ADlio.mp3
Abílio - Beneficiário da Médicos do Mundo
Em 20 anos, a Médicos do Mundo tem apoiado todos os beneficiários, indo ao seu encontro, onde quer que estejam. Poderão sempre contar connosco!
/sites/default/files/media-audio-file/2019-08/WhatsApp%20Audio%202019-08-19%20at%2014.17.49_0.mp3
Aníbal - Beneficiário da Médicos do Mundo
Em 20 anos, a Médicos do Mundo tem apoiados todos os beneficiários, indo ao seu encontro, onde quer que estejam. Poderão sempre contar connosco!
/sites/default/files/media-audio-file/2019-08/D.Isabel%20Mini.mp3
D. Isabel - Beneficiária da Médicos do Mundo
Os 20 anos de intervenção da Médicos do Mundo em Portugal continuam a ser regidos pela disponibilidade constante para com os nossos beneficiários. Afinal, são eles a nossa prioridade, como atesta este testemunho.
/sites/default/files/media-audio-file/2019-08/senhora%20querida.mp3
D. Ernestina - Beneficiária da Médicos do Mundo
Confira no testemunho desta beneficiária de 96 anos que, ao longo de 20 anos de intervenção da Médicos do Mundo em Portugal, o enfoque está nas pessoas. Todas, sem excepção, são tratadas por igual.
/sites/default/files/media-audio-file/2019-08/Alexandra_1.mp3
Alexandra - Beneficiária da Médicos do Mundo
Esta beneficiária é o exemplo de que, após 20 anos de intervenção em Portugal, a Médicos do Mundo continua a resgatar vidas. Ninguém é deixado para trás.
/sites/default/files/media-audio-file/2019-08/Senhor%20Altino%20-%20FINAL%20MP3_3.mp3
Sr. Altino - Beneficiário da Médicos do Mundo
A propósito das celebrações dos 20 anos da Médicos do Mundo em Portugal, escute a partilha de um beneficiário acerca do impacto da organização na sua vida.
/sites/default/files/media-audio-file/2019-08/senhor%20manuel.mp3
Sr. Manuel - Beneficiário da Médicos do Mundo
Em 20 anos de existência em Portugal, a Médicos do Mundo é considerada como uma família, um porto seguro, para muitos dos seus beneficiários.