No dia 13 de Fevereiro, a Médicos do Mundo assinalou o Dia Internacional do Preservativo, contribuindo para a diminuição das doenças sexualmente transmissíveis. 

 

A equipa do Porto Escondido promoveu o uso responsável do preservativo, junto de Trabalhadoras do Sexo e população em geral, bem como a adopção de comportamentos sexuais seguros e a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.

O concelho do Porto está entre os 10 concelhos do país com as maiores taxas de diagnóstico de infecção por VIH nos últimos cinco anos (2013-2017), sendo de extrema importância actuar consciencializando a população local para a importância do uso do preservativo como meio de prevenção. Assim, e na celebração deste dia, a equipa do projecto Projecto Porto Escondido distribuiu 614 preservativos (normais, femininos e reforçados) e dinamizou acções individuais de educação para a saúde.

A cada pessoa foi dado um saquinho vermelho com um preservativo feminino, três preservativos masculinos e dois lubrificantes.

O Dia Internacional do Preservativo foi estabelecido pela AIDS Healthcare Foundation celebra-se desde 2008. Em Portugal e no ano de 2017, foram diagnosticados 1.068 novos casos de infeção pelo vírus da imunodeficiência humana, sendo que, destes, 99,6% tinham uma idade igual ou superior a 15 anos e em 98,1% a transmissão ocorreu por via sexual. Cerca de 23% dos indivíduos residiam na região Norte, à data em que foram notificados.