A Médicos do Mundo (MdM), através do Programa de Consumo Vigiado (PCV), que coordena juntamente com o Grupo de Activistas em Tratamentos (GAT), vai estar presente na Feira da Saúde de Arroios que, este ano, devido à pandemia, se realiza online, nos dias 15 e 16 de Abril. O PCV vai apresentar o vídeo documental “6 Mulheres, 1 Semente” e a intervenção que realiza no terreno.

FS

Sob o lema “A Saúde está ON”, a Junta de Freguesia de Arroios volta a organizar a Feira da Saúde, na quinta e sexta-feira, dias 15 e 16 de Abril, reunindo diversas actividades gratuitas para toda a comunidade. A MdM vai estar presente, através do PCV, nesta iniciativa que, devido às restrições impostas pela pandemia, se realiza inteiramente online, mediante inscrição prévia.   

FS

O evento, que tem lugar no âmbito do Dia Mundial da Saúde, celebrado recentemente, a 7 de Abril, é inaugurado às 09h45 de quinta-feira. Ao longo de dois dias, há várias sessões de sensibilização e de esclarecimento sobre diferentes temáticas, não só sobre saúde em geral, como também relacionadas com a situação pandémica.

Histórias de mulheres sobreviventes a violências

A sessão a cargo do PCV, no primeiro dia, pelas 14h, traz a apresentação do vídeo documental “6 Mulheres, 1 Semente”, sobre histórias de mulheres sobreviventes a múltiplas violências, na zona do Intendente, em Lisboa. Joana Pires e Joana Canedo, respectivamente enfermeira MdM e mediadora comunitária GAT no PCV, vão ainda explicar o programa e responder a perguntas.

Recorde-se que a realização deste documentário, que contou com o apoio do PCV, teve lugar no âmbito da campanha internacional “16 Dias pela Eliminação da Violência contra as Mulheres que Usam Drogas”- “Algumas mulheres vivem bem com drogas, Nenhuma mulher vive bem com violência”, promovida pela Rede Europeia de Utilizadores de Drogas e a Organização Internacional de Mulheres e Redução de Danos.

Mais conhecimento para melhor saúde

Ainda no primeiro dia estão previstas sessões sobre “Alimentação e COVID-19” (10h), “Saúde Mental” (11h), “Sorriso Saudável na Infância, Sorriso Saudável na Vida Adulta” (12h), “Auto-Cuidados e Saúde das Pessoas Trans, Não-Binárias e em Questionamento Identitário” (15h), “Especificidades da Comunidade LGBTI+” (16h30) e “Sensibilização para a Cessação Tabágica” (17h30).

Na sexta-feira, a Feira da Saúde de Arroios oferece sessões sobre “Ansiedade Pandémica e Prevenção de Burnout em Cuidadores Informais” (11h), “SARS-CoV-2 um ano de pandemia, os testes e as vacinas” (12h), “Ser Cuidador…informal” (14h), “A importância das leguminosas” (15h) e “O Alcoolismo e Consequências no ambiente Familiar” (16h). A sessão de encerramento está prevista para as 17h.

De acordo com Diana Gautier, assistente social e co-coordenadora do PCV, “este evento é uma excelente oportunidade para as pessoas obterem mais informação e aprofundarem conhecimentos que podem fazer a diferença, ao ajudar a melhorar a sua saúde e contribuir para a saúde dos outros.”.

Participe, de forma segura e cómoda, sem sair de casa, através da Internet.

Inscreva-se aqui e aproveite a oportunidade para valorizar o seu conhecimento.

FS

 

Voltar Homepage