As quedas são o acidente doméstico mais frequente nos idosos, muitas vezes com consequências graves para a saúde. Para ajudar a prevenir estas situações, a Médicos do Mundo (MdM), em parceria com a Junta de Freguesia da Estrela, promove, esta sexta-feira, uma acção de informação e sensibilização sobre quedas.

A acção dinamizada pela MdM, esta sexta-feira, dia 22 de Outubro, a partir das 10h, na Biblioteca João Baptista Coelho, está a cargo de Ana Nunes, fisioterapeuta do VIVA +, projecto que combate o isolamento social e promove o envelhecimento activo.

A iniciativa insere-se num programa de actividades que a Junta de Freguesia da Estrela está a levar a cabo, durante todo o mês, como forma de celebrar o Dia Internacional do Idoso (01 de Outubro).

Para além do acidente doméstico mais frequente, as quedas são também a principal causa de morte acidental na população com mais de 65 anos. De acordo com a Direcção-Geral da Saúde (DGS), em Portugal, entre 2000 e 2013, em cada 100 internamentos de pessoas com mais de 65 anos, três tiveram como causa uma queda.

Ainda segundo a DGS, a maioria das quedas ocorre em casa e devido a pequenos acidentes, como tropeções em tapetes ou quedas de cadeiras ou camas.

Proteja-se e evite as quedas. Inscreva-se nesta acção ou obtenha mais informações em SOS Estrela, telefones 915 243 647 ou 911 543 879.

cartaz quedas

 

Voltar Homepage