A Médicos do Mundo (MdM) vai participar na primeira plataforma de conteúdos em streaming dedicada ao VIH/SIDA em Portugal, numa parceria com a Newsfarma. Denominada de “Prioridade VIH/SIDA – a doença ainda existe. O que fazer?”, a plataforma é lançada amanhã, 28 de Novembro, em antecipação ao Dia Mundial da Luta contra a SIDA (1 de Dezembro).

Ao longo do dia, serão lançados vários conteúdos com informação em tempo real, desde entrevistas, debates e partilha de conhecimentos e experiências de doentes e profissionais de saúde. Neste âmbito, a MdM vai dar a conhecer a sua intervenção nesta área, no espaço entre as 15h e as 17h, que recebe ainda associações de doentes, com relatos sobre os principais problemas dos doentes e do trabalho que desenvolvem.

Para Ricardo Fernandes, que “abre” o projecto na qualidade de Presidente do European AIDS Treatment Group (EATG), “apesar da eficácia das terapêuticas actuais, que já permitem um controlo do ponto vista clínico, ainda existem problemas por resolver e soluções por encontrar, por forma a que consigamos apertar o controlo epidemiológico desta doença. Temos que fazê-lo num exercício conjunto entre doentes, profissionais de saúde, decisores e a comunidade em geral, conscientes de que a doença não pode ser esquecida ou remetida para segundo plano.”

Voltar a focar no VIH/SIDA é por isso o grande objectivo desta iniciativa. Através da criação de um espaço de informação em tempo real, pretende-se perceber em que situação se encontram os doentes, como promover a qualidade de vida da pessoa com VIH, e, sobretudo, como poderá Portugal alcançar as metas estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Através do seu programa UNAIDS, a ONU estabeleceu a meta dos pilares 90-90-90 até 2020* como o primeiro passo para extinção do carácter epidémico da infecção VIH. Portugal atingiu valores superiores a 90 em cada um dos 3 pilares, algo que se traduz em ganhos de efectividade do sistema, tendo como resultado último a efectividade económica e viabilidade de recursos. A segunda etapa estabelecida pela UNAIDS é o aumento dos pilares para 95-95-95. No entanto, os especialistas defendem que este patamar só será alcançado com a potenciação de “uma viga estrutural” sobre os pilares 90: a qualidade de vida da pessoa que vive com VIH, considerado o 4º 90.

Como explica Ricardo Fernandes, “para alicerçar a qualidade de vida é necessário apostar na literacia, no combate ao estigma social e ao auto-estigma, na integração social, no acesso aos medicamentos e aos melhores cuidados, bem como nas condições socioeconómicas do doente”. Defende ainda que, nesta fase, a comunicação é a peça que falta para unir todas estas pontes e acrescenta que “este espaço virtual, prioridadevihsida.newsfarma.pt, é um contributo importante na construção de estratégias que ajudem a alcançar as novas metas estabelecidas”.

O projecto “Prioridade VIH/SIDA – a doença ainda existe. O que fazer?” é uma iniciativa da Newsfarma, com o apoio da ViiV Healthcare e pode ser acedido em prioridadevihsida.newsfarma.pt.

Assista aqui ao testemunho da Enfermeira Joana Sanches do Projecto SER da Médicos do Mundo em Barcelos

Programa do lançamento da plataforma | Dia 28 de Novembro

 

10h00: Abertura com Ricardo Fernandes, Chairman da European AIDS Treatment Group (EATG) e Director do GAT;

11h00: Entrevista com Isabel Aldir, Directora do Programa Nacional para a Infecção VIH/Sida, da DGS;

12h00: FlashTalk com Andreia Pinto Ferreira, Coordenadora Geral da Ser+ e Catarina Esteves, Enfermeira do Hospital de Cascais;

15h00-17h00: Testemunhos de associações de doentes e Médicos do Mundo;

Reportagem Espaço Intendente.

*By 2020, 90% of all people living with HIV will know their HIV status. 90% of all people with diagnosed HIV infection will receive sustained antiretroviral therapy; 90% of all people receiving antiretroviral therapy will have viral suppression.

Voltar homepage