MdM Suíça

A Rede Internacional da Médicos do Mundo é uma das organizações signatárias do apelo a um cessar-fogo imediato na Faixa de Gaza e em Israel. Conheça o conteúdo deste apelo. 
 

#CessarFogoJá: Apelo a um cessar-fogo imediato na Faixa de Gaza e em Israel, para evitar uma catástrofe humanitária e a perda de mais vidas inocentes

Temos assistido a mortes e destruição incompreensíveis na Faixa de Gaza e em Israel. Milhares de pessoas foram mortas, feridas, deslocadas e cerca de 200 continuam reféns, incluindo crianças e idosos.

Em Gaza, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), a água, os alimentos, o combustível, os produtos médicos e até os sacos para cadáveres estão a esgotar-se devido ao cerco. A ONU alertou para o facto de as pessoas - em especial as crianças – poderem começar a morrer, em breve, de desidratação grave. Os bairros foram destruídos e transformados em escombros. Os palestinianos em busca de segurança não têm para onde ir. Muitos dos que se deslocaram do norte de Gaza para o sul, após a ordem de deslocação do exército israelita, foram alegadamente bombardeados, quando tentavam fugir ou chegavam ao sul de Gaza.

Os acontecimentos da última semana levaram-nos à beira de uma catástrofe humanitária e o mundo não pode esperar mais para agir. Trata-se da nossa responsabilidade coletiva.

No domingo, 15 de outubro, o Coordenador Humanitário das Nações Unidas para os Territórios Palestinianos Ocupados apelou a todas as partes em conflito e aos Estados-Membros com influência, para que acordem urgentemente um cessar-fogo humanitário.

Hoje, juntamos as nossas vozes e apelamos a todos os Chefes de Estado, ao Conselho de Segurança da ONU e aos intervenientes no terreno para que deem prioridade à preservação da vida humana acima de tudo. Durante este cessar-fogo, apelamos a todas as partes para que incondicionalmente:

  1. Facilitem a entrega de assistência essencial, o que inclui alimentos, material médico, combustível e o restabelecimento da eletricidade e da Internet em Gaza, para além da passagem segura dos profissionais humanitários e médicos. 
  2. Libertem todos os reféns civis, especialmente as crianças e os idosos. 
  3. Permitam que os comboios humanitários cheguem às instalações da ONU, às escolas, aos hospitais e às infraestruturas de saúde no norte de Gaza e comprometam-se a protegê-los, bem como aos civis e ao profissionais que lá se encontram, em todas as circunstâncias.
  4. Sejam revogadas as ordens do Governo de Israel, para que os civis abandonem o norte de Gaza.
  5. Permitam a evacuação médica de doentes em estado crítico para receberem cuidados urgentes.

O Conselho de Segurança e o Secretário-Geral da ONU, assim como todos os líderes mundiais com influência devem tomar medidas imediatas para garantir a entrada em vigor de um cessar-fogo. Esta continua a ser a nossa única opção, para evitar mais perdas de vidas civis e uma catástrofe humanitária. Tudo o que for menos que isto será para sempre uma mancha na nossa consciência coletiva.

Os civis não são moeda de troca. As famílias precisam de ter a oportunidade de enterrar e chorar os seus mortos. O ciclo de violência contra civis inocentes tem de acabar.

cessar-fogo

 

Junte-se a este apelo à proteção da população civil em Gaza e em Israel.

Assine a petição e consulte a lista de organizações signatárias aqui.