Já está disponível o Guia Digital “Pessoas em Situação de Sem-Abrigo. O que fazer? Como ajudar”, desenvolvido no âmbito do projeto SOU+. Este guia fornece informações úteis, para que qualquer pessoa possa agir da forma mais adequada perante estas situações. 

Descarregue aqui o seu exemplar do Guia Digital “Pessoas em Situação de Sem-Abrigo. O que fazer? Como ajudar?”. Saiba como oferecer ajuda de forma imediata e adequada, e sinalizar qualquer situação com que se depare. 

Este guia é destinado a toda a população, a profissionais e técnicos da rede de serviços públicos, instituições e organizações privadas, comerciantes, estudantes, entre outros. 

Foi desenvolvido no âmbito do SOU+, projeto que surge das necessidades identificadas pelo Município de Barcelos, em parceria com a Médicos do Mundo e o GASC – Grupo de Acção Cristã, e que conta com o financiamento do Norte 2020 – Programa Operacional Regional do Norte, Portugal 2020 e Fundo Social Europeu da União Europeia. 

Em Portugal, encontravam-se sinalizadas 9.604 pessoas em situação de sem-abrigo, das quais 4.873 em situação de sem teto e 4.731 em situação de sem casa, segundo o último Inquérito de Caraterização das Pessoas em Situação de Sem-Abrigo, referente ao ano de 2021.