O meu nome é Marta Barros, sou gestora de projetos em organização de eventos e de ativação de marcas, e sou voluntária da Médicos do Mundo. 

Sou licenciada em Marketing e Publicidade e trabalho numa agência que desenvolve projetos nas áreas de consultoria em marketing, organização de eventos, design gráfico, ativação de marcas, decoração e produção. 

Marta

Adoro idealizar, criar, planear, organizar, fazer acontecer e trabalho com muitas pessoas de diferentes áreas. Neste período a atividade que exerço, devido à pandemia COVID-19, encontra-se, totalmente, parada. Como seria expectável todos os eventos e ativações de marca foram cancelados ou adiados por existir um risco acrescido de transmissão e propagação do vírus, uma vez que ambas as atividades acontecem com concentração de muitos participantes ou em massa.

II

"A Médicos do Mundo, entre as diversas missões que desenvolve, encontra-se nos pavilhões desportivos onde durante a pandemia estão acolhidas as pessoas em situação de sem-abrigo, da cidade de Lisboa. Aqui são prestados cuidados de saúde, higiene, alimentação e acompanhamento psicológico a toda a comunidade."

Durante o percurso desta missão começaram a considerar ser necessária a implementação de atividades comunitárias e de dinâmicas de grupo que ajudassem a aliviar a tensão emocional e a sensação de aprisionamento a que o confinamento obriga.

Estas atividades têm como finalidade promover a socialização potencializando o relacionamento e proporcionando momentos de lazer, distração e entretimento. Deseja-se que sejam ações marcantes nesta temporada de vida das pessoas de forma a incutir-lhes a descoberta de recursos internos que motivem a socialização, a reaprendizagem de novos hábitos e, desejavelmente, o pensar num projeto de vida novo que no futuro lhes facilite uma melhor integração na sociedade.

Neste contexto foi-me lançado o desafio para ajudar em algumas atividades, utilizando os recursos e contactos que a minha atividade exige. Em conjunto com a minha agência, a Connect Comunicação, os meus colegas, os nossos fornecedores e parceiros, a quem muito agradeço, conseguimos reunir diversos equipamentos e materiais, garantindo o seu acesso a todos os pavilhões: mesas de matraquilhos, mesas de pingue-pongue, material audiovisual para sessões de cinema e karaoke, mesas, cadeiras e jogos de tabuleiro para criação de zonas lúdicas para convívio.

III

"Estou convicta de que temos uma obrigação cívica e uma responsabilidade social de ajuda e apoio às pessoas mais vulneráveis da nossa sociedade e que, juntos, vamos continuar a proporcionar mais alegria e colorido aos dias destas pessoas ajudando-as a melhorar a sua rede de suporte."

V

"É muito gratificante ver o entusiasmo e a emoção com que aderem à iniciativa, participam entusiasmados nas actividades e, diariamente, expressam gratidão e agradecem a todos os voluntários da Médicos do Mundo."

VI

"Para mim é uma colaboração simples mas muito gratificante pois faz-me sentir útil, tem-me ajudado a melhor viver este período de isolamento da quarentena e, também, a relativizar os meus pequenos problemas por estar em situação de lay-off até ao final do verão."

X

"Hoje sou eu que, com muita gratidão, vos agradeço!"