A Médicos do Mundo vai promover nos próximos dois anos actividades de prevenção e redução do consumo abusivo do álcool junto das comunidades cabo-verdianas na Europa, nomeadamente em Portugal. Uma intervenção que resulta da parceria estabelecida com a Campanha “Menos Álcool, Mais Vida”, da iniciativa da Presidência da República de Cabo Verde.

O protocolo assinado entre a Médicos do Mundo (MdM) e a Comissão de Coordenação da Campanha “Menos Álcool, Mais Vida” visa a divulgação e promoção desta campanha junto das comunidades cabo-verdianas, quer em Portugal, quer em outros países europeus, através do desenvolvimento de actividades de educação e informação para prevenir e reduzir o consumo abusivo do álcool.

Pretende-se não só estimular mudanças de comportamento e a adopção de estilos de vida saudáveis, mas também conhecer a evolução do consumo abusivo de bebidas alcoólicas nesta comunidade, através da realização de estudos epidemiológicos.

Para além das actividades que serão realizadas em articulação com a Embaixada de Cabo Verde em Portugal, envolvendo associações cabo-verdianas com intervenção na área, programas de saúde e outras organizações, a MdM vai ainda colaborar na criação e divulgação de conteúdos e materiais de suporte da campanha.

Cabo Verde