07 de novembro de 2025
O furacão Melissa, um dos mais poderosos alguma vez registados, provocou cheias repentinas e inundações generalizadas. Na região do Grand Sud e no departamento Oeste do Haiti, rios como La Digue e Rivière Grise transbordaram, submergindo bairros e casas, arrastando terrenos agrícolas e provocando deslizamentos de terra massivos.
Muitas famílias perderam tudo. A situação humanitária é extremamente preocupante, e as operações de socorro e limpeza continuam difíceis devido aos recursos limitados e ao acesso restrito às zonas afetadas.
“A nossa equipa de saúde está totalmente mobilizada no principal centro de acolhimento, onde as pessoas mais afetadas encontraram refúgio. Ao mesmo tempo, os nossos psicólogos e facilitadores estão a apoiar adultos e crianças, prestando assistência psicológica essencial.” — Frédérique Chevalier, Coordenadora Geral da Médicos do Mundo no Haiti, com sede em Petit-Goâve

Resposta de emergência da Médicos do Mundo: saúde, proteção e apoio à recuperação económica
Perante esta crise, a Médicos do Mundo está a preparar uma resposta de emergência para satisfazer as necessidades vitais das comunidades afetadas:
Acesso a cuidados de saúde e prevenção de doenças transmitidas pela água
As nossas equipas de saúde móveis estão a prestar consultas médicas gratuitas nas zonas afetadas. Ao mesmo tempo, estão a ser organizadas sessões de sensibilização sobre doenças transmitidas pela água e boas práticas de higiene, juntamente com a distribuição de filtros de água e pastilhas efervescentes para desinfetar água e torná-la segura para consumo, garantindo o acesso a água potável.
Apoio psicológico para adultos e crianças
A Médicos do Mundo está a implementar um sistema de apoio à saúde mental, incluindo a formação de agentes comunitários, consultas psicológicas e grupos de apoio. Também são oferecidos ateliers artísticos para ajudar as crianças a ultrapassar os traumas.
Proteção contra a violência baseada no género
Os cuidados médicos para sobreviventes de violência baseada no género estão a ser integrados nas clínicas móveis. Além disso, estão a ser realizadas sessões de sensibilização e ateliers sobre masculinidade positiva para reforçar a proteção de mulheres e raparigas.
Recuperação económica para os agregados familiares afetados
Para ajudar as famílias a recuperar rapidamente a sua autonomia, os agregados familiares mais vulneráveis estão a receber apoio financeiro direto para relançar os seus meios de subsistência.
A Médicos do Mundo mantém-se totalmente mobilizada ao lado das comunidades haitianas — para responder à emergência, proteger os mais vulneráveis e apoiar a recuperação sustentável após a passagem devastadora do furacão Melissa.
