Kosmicare

Pela primeira vez, as pessoas que usam drogas puderam testar as suas substâncias, no Porto. Uma acção da Kosmicare que contou com a participação da Médicos do Mundo e de outras entidades, membros do grupo R3.

Foram recolhidas e analisadas 19 amostras de substâncias, durante a primeira acção de testagem (drug checking), que decorreu no Porto, no passado dia 12 de Julho. A iniciativa organizada pela Kosmicare contou com a participação da Médicos do Mundo e de outros membros da R3 - Riscos Reduzidos em Rede, tais como Arrimo, C.A.S.O, APDES, Norte Vida e SAOM.

O trabalho em rede das várias entidades e o esforço das equipas e pares possibilitou a realização desta acção que, ao verificar a composição das substâncias na posse dos utilizadores, procura reduzir potenciais danos do consumo. Das 19 amostras analisadas, 15 foram entregues como cocaína base e quatro como heroína.

Os resultados da testagem das 15 amostras entregues como cocaína revelaram: 

  • Em 10, cocaína com fenacetina
  • Em quatro, apenas cocaína
  • Em uma, cocaína com fenacetina e levamisole

Os resultados da testagem das quatro amostras entregues como heroína revelaram:

  • Em todas, heroína com cafeína e paracetamol

No âmbito da iniciativa, foram ainda recepcionados 15 reservatórios de preparação da substância (conhecidos como caricas), entregues pelas várias equipas de Redução de Riscos e Minimização de Danos (RRMD) da cidade do Porto. Estes materiais serão analisados posteriormente por um laboratório parceiro da Kosmicare.

No final do dia, realizou-se ainda uma participada assembleia de pares, que reuniu 15 pessoas que usam drogas. 

 

Voltar Homepage