Pedimos a libertação imediata do nosso colega e amigo Olivier Vandecasteele, que se encontra há quase um ano numa prisão iraniana, em condições deploráveis.

Olivier Vandecasteele, nosso colega e amigo, não se encontra bem, pelo que estamos preocupados. Este trabalhador humanitário, de nacionalidade belga, encontra-se detido há quase um ano numa prisão iraniana, onde as condições deploráveis estão a causar uma deterioração preocupante do seu estado de saúde. Cada dia que passa neste local, constantemente iluminado, quase sem aquecimento e sem alimentação adequada, tem impacto na sua saúde mental e reduz as suas esperanças de ser libertado.   

O Olivier foi detido em fevereiro de 2022 e condenado a 40 anos de prisão e 74 chicotadas. A sua detenção ocorreu num contexto em que o regime do Irão, agitado por uma revolta popular, pretendia negociar com as autoridades belgas uma troca por um cidadão iraniano, condenado por tentativa de ataque terrorista. Entretanto, outros cidadãos estrangeiros foram detidos no Irão e são considerados moeda de troca. 

O Olivier não merece ser uma vítima colateral de manobras diplomáticas com as quais nada tem a ver. Antes de tudo, é um homem comprometido com as populações vulneráveis, em territórios onde a ação humanitária é legítima, conduzindo, em conjunto com a Médicos do Mundo, uma luta contra as desigualdades sociais e de acesso aos cuidados de saúde. Contudo, o reconhecimento do seu compromisso, da sua coragem e dos seus valores de solidariedade não evitou que se tornasse num alvo. 

Prejudicar o Olivier é atacar toda a comunidade humanitária, é impedir que muitas pessoas possam beneficiar do compromisso de alguns com o alívio do seu sofrimento. É pôr em perigo o espaço humanitário independente, imparcial e neutro que defendemos, e que nos permite chegar o mais perto possível das injustiças e das necessidades dos que sofrem. 

Toda a comunidade internacional deve defender incondicionalmente estes princípios, por forma a garantir o benefício das nossas atividades e reduzir os riscos que as nossas equipas enfrentam no terreno. 

Neste contexto, pedimos a libertação imediata do Olivier e apelamos a todas as partes envolvidas que respeitem a sua dignidade e integridade física e moral. Estamos determinados a fazer com que os nossos concidadãos saibam o quão valiosa é a sua vida para nós. Por isso, apelamos à realização de concentrações em cidades de todo o mundo, no sábado, 28 de janeiro de 2023, a fim de enviarmos uma mensagem de solidariedade ao Olivier. 

Siga as notícias sobre Olivier Vandecasteele em:

Facebook: Grupo Free Olivier Vandecasteele
https://www.facebook.com/groups/freeoliviervandecasteele

Twitter: @FreeOlivierVDC
https://twitter.com/FreeOlivierVDC

Instagram: Freeoliviervandecasteele
https://www.instagram.com/freeoliviervandecasteele/

#freeoliviervandecasteele